APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Mauro Demarchi

Mauro Demarchi

Fundador e editor do Jornal Alfredo Wagner/SC, publicado na cidade homônima, é também, um dos organizadores do Encontro Catarinense de Escritores. Começou escrevendo como apicultor.

Mauro Frederico Demarchi nasceu na cidade de São José dos Campos/SP no dia 5 de abril de 1957. Se formou como desenhista técnico de arquitetura.

É monarquista, escritor, empresário, produtor cultural e assessor de imprensa da Prefeitura de Alfredo Wagner. També é autor do livro Aprendendo com as Abelhas a viver em Sociedade, publicado pela Artpress em 1995.

Após um ano de estágio nos Estados Unidos, retornou ao Brasil, e desde 1987 residindo em uma fazenda, no município paulista de Amparo, tornou-se apicultor.

Começou, então, a criar abelhas sem finalidades comerciais, como simples hobby, por amor à atividade. Fazia questão de nunca comercializar a produção de mel, mas sim distribuí-la a amigos e pessoas carentese. Ao criar abelhas, não se limitou à uma rotina sem iniciativa. Pelo contrário, foi muito além. Levado pela curiosidade e pelo espírito metódico e engenhoso, observou, pesquisou e descobriu técnicas novas. Inventou um sistema de extração de apitoxina (veneno de abelhas). Descobriu uma fórmula para purificação e armazenação da apitoxina sem necessidade de refrigeração.

Estudou e desenvolveu uma colmeia de madeira especial para abelhas jataí (brasileiras nativas, sem ferrão), e fez experiências inéditas sobre os efeitos tranquilizantes do canto Gregoriano em enxames de abelhas africanas irritadas e agressivas.

Conseguiu, em 1990, com uma das colmeias, bater um record de produção, o qual chamou a atenção de especialistas e foi objeto de publicações na grande imprensa. Apaixonado pela apicultura, passou a trabalhar na divulgação da criação de abelhas, publicando artigos em jornais, fazendo exposições e palestras informais, especialmente para jovens.

Da experiência nessas palestras nasceram vários trabalhos. Um deles é o Aprendendo com as abelhas a viver em sociedade, editado pela Editora Artpress de S. Paulo. Neste livro, apresenta um dos mais doces produtos das abelhas: a lição de vida.

Morando atualmente em Santa Catarina, desenvolveu diversos projetos culturais, entre eles o I Encontro Catarinense de Escritores de Alfredo Wagner e Região, realizado em 2006 e o II Encontro Catarinense de Escritores que, em 2010, reuniu escritores de 30 cidades e 5 Estados.

No jornalismo, além de ter escrito para diversos jornais no interior paulista, também se dedicou aos artigos quando foi para Santa Catarina.

Em 2010 deu início ao Jornal Alfredo Wagner, que pertence à rede de jornais da imigração alemã, Rede JA.

 

Atualizado em abril/2013 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)