APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Mauro Marcelo

Mauro Marcelo

Especialista em vinhos e gastronomia, escreveu dois livros sobre o assunto e foi colunista do site iG Luxo, além de editor de Vinhos da revista Gula. Começou no Jornalismo por acaso, ajudando um amigo no Jornal da Tarde

Mauro Marcelo Alves nasceu em 5 de março de 1947, em Paraopeba (MG).

Recém-chegado de Belo Horizonte (MG), onde era músico e publicitário, visitou um amigo na redação do Jornal da Tarde, em São Paulo (SP), numa sexta-feira à noite. A ideia era sair após o fechamento para tomar cerveja e relembrar os tempos de BH, mas faltou um redator naquela noite e o amigo lhe mostrou um monte de papeis cinzentos, acrescentando: "Senta aí, leia e escreva!". Perplexo, o futuro jornalista disse que nunca havia entrado em uma redação e não sabia como fazer aquilo, mas resolveu tentar. Transformou as notas vindas no telex em um novo texto e na segunda-feira seguinte estava contratado.

Depois desse início inusitado, trabalhou por dezesseis anos na editoria de Internacional do Jornal da Tarde (SP), entre 1972 e 1988. Em 1988, ingressou na Playboy, como editor de Geral, onde permaneceu durante um ano. No ano seguinte, passou para o Guia 4 Rodas, onde foi diretor-adjunto de Gastronomia por oito anos. Foi nesse período em que se especializou em vinhos, para mais tarde escrever livros sobre o tema.

Em 1999 decidiu dar um tempo no Jornalismo para exercer sua paixão pela Gastronomia e abrir um restaurante. Mudou-se para Tiradentes (MG), onde foi chef de cozinha do restaurante Serena, lá organizando o Primeiro Festival de Cultura e Gastronomia, hoje sucesso nacional. Em 2003 foi para Belo Horizonte e lá montou o Bistrô Mauro Marcelo, onde permaneceu até 2007. Voltou a São Paulo e ao Jornalismo, colaborando com revistas da Abril e com a Gula, revista da qual tornou-se redator-chefe entre 2008 e 2009. Saiu dessa função e no ano seguinte tornou-se editor de Vinhos, cargo que continua exercendo.

Entre 2010 e 2012 foi colunista do site iG Luxo, da seção VIP do portal iG, onde tem uma coluna sobre Gastronomia e Estilo de Vida.

Escreveu dois livros sobre o mundo dos vinhos: Vinhos, a Arte da França (DBA, 1994) e Vinho do Porto, Muito Prazer (Icep, 1997). Em outro livro, O Espírito da Cachaça (LCM, 1998), mostra como a cachaça pode ser usada em diversas receitas, como em bolos e doces, e em carnes e aves marinadas, entre outros.


Atualizado em agosto/2012 - Portal dos Jornalistas
Fonte:
Informações passadas pelo jornalista em 14 de agosto de 2012

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)