APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Michel Laub

Michel Laub

Colunista da Folha de S.Paulo e colaborador de diversas editoras e veículos. Foi editor-chefe da revista Bravo e coordenador de publicações e internet do Instituto Moreira Salles. Lançou cinco romances. Recebeu o prêmio Erico Verissimo/Revelação, foi finalista dos prêmios Jabuti e Portugal Telecom, entre outros. Também teve textos publicados na Itália e na Coreia.

Michel Laub nasceu em Porto Alegre, em 1973. Escritor e jornalista foi editor-chefe da revista Bravo e coordenador de publicações e internet do Instituto Moreira Salles. É colunista da Folha de S.Paulo, escreve a cada duas semanas, sempre às sextas-feiras, na versão impressa da Ilustrada, colaborador de Contigo e de diversas editoras e veículos.

Publicou cinco romances, todos pela Companhia das Letras: Música Anterior (2001); Longe da água (2004), lançado também na Argentina; O segundo tempo (2006), O gato diz adeus (2009) e Diário da queda (2011), publicado também na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, França,  Holanda, Inglaterra, Itália, Israel e Portugal com direitos vendidos para o cinema.

“O Diário” é uma viagem inusitada pela memória de um homem. Conta a história de um garoto de treze anos se machuca numa festa de aniversário. Quando adulto, um de seus colegas narra o episódio. A partir das motivações do que se revela mais que um acidente, cujas consequências se projetam em diversos fatos de sua vida nas décadas seguintes - a adolescência conturbada, uma mudança de cidade, um casamento em crise -, ele constrói uma reflexão corajosa sobre identidade, afeto e perda. O livro selecionado pela Bolsa Funarte de Criação Literária.

Entre os vários prêmios que traz na bagagem estão o Bienal de Brasília (2012), Bravo Prime (2011) e Erico Verissimo (2001) e foi finalista dos prêmios Portugal Telecom (2005, 2007 e 2012), Zaffari&Bourbon (2005 e 2012), Jabuti (2007) e São Paulo de Literatura (2012).

Também tem contos publicados em antologias no Brasil e no exterior. É um dos integrantes da edição Os melhores jovens escritores brasileiros, da revista britânica Granta.

Sobre o blog na wordpress que mantém, escreveu, em 11 janeiro de 2009, sob o título Back to black, white and red:  “De volta à lojinha, desta vez para ficar, espero. Além dos textos novos, aos poucos voltam ao ar alguns posts antigos dos quais (ainda) não me envergonho (muito)”. Irreverência presentes em vários textos assinados por Michel.

 

Atualizado em Janeiro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Contato: laub.michel@gmail.com. Twitter: @michellaub

http://michellaub.wordpress.com/2009/01/

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/michellaub/1216300-spike-lee-tarantino-e-racismo.shtml

J&Cia - 10.10.12 - Feira do Livro de Frankfurt movimenta autores jornalistas

http://michellaub.wordpress.com/biografia-contato-entrevistas/

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)