APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Milton Blay

Milton Blay

Correspondente da rádio BandNews FM em Paris traz diariamente notícias da Europa. Passou por diversas redações de grandes jornais, emissoras de rádios.

Milton Blay nasceu em São Paulo, numa madrugada carnavalesca de 1951, filho de imigrantes poloneses. Formado em Direito pela USP e Jornalismo na Faculdades Integradas Alcântara Machado. É mestre em Economia e doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Paris.

 

O correspondente da Rádio BandNews FM na capital francesa diz que entrou no jornalismo de rádio por causa da namorada que trabalhava na Pan. Na época a rádio estava à procura de um repórter correspondente em Paris, ele se apresentou para o emprego. Virou jornalista, mas o namoro não vingou.

 

Apesar da entrada na rádio Jovem Pan, (ganhou pela emissora o prêmio Esso de melhor programa de rádio) explica que a primeira experiência jornalística foi no Grupo Visão, apresentado pelo tio ao Henry Maksoud, dono do grupo. A primeira matéria de capa foi sobre Sorocaba (cidade do interior de São Paulo) para a revista Dirigente Municipal. Considera a sua entrada no jornalismo de rádio como uma oportunidade que surgiu logo no início da carreira. 

 

Depois passou por Excelsior, Capital, Record, Eldorado e Bandeirantes. Sobre essa trajetória confessa: “Posso dizer que [o rádio] virou paixão”. E continua, “acredito que ao contrário de outras profissões, o jornalismo exige paixão. Eu não conheço um só jornalista de rádio que não seja apaixonado pelo que faz e pelo veículo”.

 

Blay está em Paris desde 1978, onde trabalhou como correspondente em Paris da Revista Visão, da Folha de S.Paulo, da Rádio Eldorado e redator-chefe da Rádio França Internacional. Participa também do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes. Suas entradas ao vivo na BandNews são abertas com a frase: “Hoje o termômetro da Torre Eiffel  em Paris marca “X” graus, o tempo está...”.

 

Com mais de 40 anos de trajetória no jornalismo, Blay completa em 2014, 35 anos só em Paris. De lá, traz notícias recentes da Europa e do mundo. Sobre a atuação como correspondente internacional lembra que o trabalho envolve a questão do fuso horário, que precisa ser sincronizado com o do Brasil, para a entrada ao vivo. Outro aspecto é o fato. Ele envia as sugestões dos assuntos mais importantes do dia e o Ricardo Boechat âncora do Jornal da Band e da BandNews, por exemplo, escolhe uma ou duas. No Jornal Gente da Rádio Bandeirantes o apresentador José Paulo de Andrade propõe os assuntos a serem abordados de acordo com o tempo disponível e o interesse da atualidade.

 

Correspondente em Paris da BandNews FM, Milton Blay lançou no Brasil em maio de 2014, o livro Direto de Paris – coq au vin com feijoada, pela editora Contexto. O livro reúne histórias que o jornalista viveu em seus 35 anos em Paris. Desde 1978, quando o jornalista se mudou para lá, passou a explorar a cidade e os principais acontecimentos em torno da França. “Esse livro são histórias que eu vivi aqui na França, inúmeros encontros”, afirma Blay. 

O correspondente concedeu à repórter do Jornalistas&Cia, Georgia Aliperti, uma entrevista sobre o lançamento. Acompanhe o que ele disse em Milton Blay lança livro sobre seus mais de 30 anos em Paris.

 

 

 Atualizado em maio/2014 - Portal dos Jornalistas

Fonte:

Jornalistas&Cia - em 19/05/2014

http://bandnewsfm.band.com.br/colunista.aspx?cod=93

Café.com

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)