Milton Jung

    Mílton Ferretti Jung Júnior, ou simplesmente Mílton Jung, âncora da CBN, seguiu os passos do pai: é filho do célebre jornalista gaúcho Mílton Ferretti Jung, titular do Correspondente Renner, da rádio Guaíba de Porto Alegre. “O programa que ele apresentava desde 1964, e que se chamava Correspondente Guaíba, foi suspenso em 2010, mas voltou com novo nome em abril de 2011″.
    Nascido em Porto Alegre (RS), em 1965, Jung formou-se em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e iniciou a carreira no Correio do Povo e na mesma Guaíba em que o pai trabalha. Ainda em Porto Alegre, foi repórter do SBT até mudar-se para São Paulo (SP), onde está desde 1991.
    Na capital paulista foi repórter na Rede Globo de Televisão. Em fins de 1992, passou para a TV Cultura, como apresentador dos telejornais 60 Minutos e Jornal da Cultura, onde ficou até 1999. Mudou-se então para a RedeTV!, tendo apresentado o Leitura Dinâmica e narrado jogos de futebol e de tênis. Saiu da emissora em 2001. Nos anos de 2004 e 2005, apresentou o Jornal da Terra, do portal Terra.
    Na CBN desde 2000, Jung começou apresentando o CBN São Paulo e, em 2011, com a ida de Heródoto Barbeiro para a Record News, passou a apresentar o Jornal da CBN. Mantém o Blog Mílton Jung, alocado no webportal da emissora desde junho de 2007, do qual participam personalidades de várias áreas de atuação. Desde outubro do mesmo ano, abriu um espaço dentro do YouTube, onde abriga vídeos relacionados ao trabalho desenvolvido na CBN.
    O trabalho em rádio serviu-lhe de inspiração para escrever dois livros. O primeiro foi Conte Sua História de São Paulo (Globo, 2006), baseado no quadro de mesmo nome que ele criou na CBN, no qual os ouvintes eram convidados a participar, enviando um texto ou agendando uma entrevista em áudio e vídeo no site do Museu da Pessoa. O programa ia ao ar aos sábados, no CBN SP, logo após as dez e meia da manhã. A cada história, mais um capítulo da cidade paulista. O segundo livro é um manual dedicado a estudantes de jornalismo: Jornalismo de Rádio (Contexto, 2005), adotado por vários cursos universitários de Comunicação e de Jornalismo.
    Não esconde de ninguém que é torcedor do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
    Atualizado em outubro de 2012
    Fonte: