APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Mona Dorf

Mona Dorf

Apresentadora do programa Pingos nos Is até março de 2015, foi a pioneira na produção e apresentação de programas nas webtvs Aol, Uol, Portal Terra e TV Ideal da Abril. É produtora independente e se dedica especialmente ao seu projeto Encontros com autores e ideias. Escritora, lançou em 2010 Autores e Ideias.

Mona Dorf é paulistana, formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero,  de São Paulo (SP) desde 1982. É poliglota, domina seis idiomas.
 
Começou como repórter de cultura em geral no projeto Abril Vídeo, da Editora Abril, em São Paulo (SP). Em seguida ingressou na TV Globo paulistana onde atuou na reportagem, mas logo passou a apresentar jornais da rede ao lado de grandes nomes importantes telejornais como o Jornal da Globo.
 
Trabalhou também na TV Manchete e TV Cultura de São Paulo (SP); nas três emissoras atuou por duas vezes e teve a oportunidade de testemunhar, como repórter, a redemocratização do País.
 
Entre 1995 e 1998 acumulou as atividades de âncora da Cultura Televisión com a apresentação do programa de política Opinião Nacional na TV Cultura, onde dividiu a bancada com o jornalista Alexandre Machado.
 
De 1998 a 2000, retornou à TV Globo paulistana na qual foi âncora da emissora e apresentou o SPTV 2ª Edição.
 
Em 2001 foi para o veículo Internet e idealizou o primeiro projeto de banda larga e TV interativa para a América online (TV Aol). Na rede, desenvolveu e estreou o canal com a cobertura do Rock in Rio em um programa pioneiro na web brasileira.
 
Em 2006 foi para a Duetto Editorial de São Paulo (SP) como diretora de multimídia. Ficou lá por cerca de um ano.
 
Nesse período acumulou a atividade com a função de âncora da TV Ideal, canal da Editora Abril de São Paulo (SP) com programação voltada para o mundo corporativo; no veículo também apresentou o Confraria Ideal, dedicado a temas empresariais, carreira, negócios e desenvolvimento sustentável.
 
Logo passou pela redação do Portal Terra, então outro novo veículo da web em São Paulo (SP), na qual comandou o Jornal do Terra.
 
Na sequência apresentou o Mona Dorf Entrevista na TV UOL, em São Paulo (SP), na época, a nova aposta do grupo Folha; nesse mesmo ano chegou a acumular o trabalho com a coordenação de eventos na Microsoft.
 
Desde 2007 produziu e apresentou o Letras e Leituras no site Território Eldorado do Grupo Estado/SP.
 
No grupo ainda por vários anos, foi apresentadora da atração na ex Rádio Eldorado AM, que passou a se chamar Estadão ESPN e a partir de janeiro de 2013 mudou o nome para apenas rádio Estadão.
 
Em 2010 estreou como colunista multimídia Portal IG, sediado na capital paulista, e desde então acumula a direção do Blog Mona Dorf com Anapaula Ziglio, dedicado a assuntos de Cultura, Literatura e Variedades.
 
Há mais de dez anos é colaboradora do Independent Writing And Editing Professional e conferencista de temas do segmento de jornalismo e conteúdos multimídia.
 
Em outubro de 2010 lançou o livro Autores e Ideias pela Editora Benvirá/Saraiva no qual apresenta entrevistas realizadas com 35 autores brasileiros sobre a atual literatura nacional.
 
Mona Dorf deixou a rádio Eldorado e o boletim Letras e Leituras em abril de 2013. Em 2009, o programa havia sido adaptado para uma edição mais curta, em pílulas de um minuto, substituindo o projeto inicial de dez minutos.
 
“Assim mesmo a rádio não vinha conseguindo comercializar o produto, no país das Flips, Flipoços, Fliporto e outras feiras que se multiplicam... E no ano em que o Brasil é homenageado na Feira do Livro de Frankfurt”, lamenta Mona.
 
Ela segue como produtora independente e agora se dedica especialmente ao seu projeto Encontros com autores e ideias. O projeto é composto por uma série de encontros com escritores, abordando gêneros literários específicos, no auditório da Biblioteca de São Paulo.  Os encontros acontecem sempre aos sábados, às 11h. Durante duas horas, a jornalista Mona Dorf transmite conteúdos literários, explora as possibilidades de cada gênero, entrevista o escritor, que lê trechos de sua obra para o público presente.
 
A próxima edição do projeto Encontros em 27 de abril 2013, na Bibilioteca de São Paulo, traz João Carrascoza falando sobre Conto. Mais informações no http://migre.me/e3m8n.
 
Mona Dorf apresentou na rádio Jovem Pan AM de abril de 2014 até março de 2015 em São Paulo o programa Pingos nos Is com Reinaldo Azevedo e Patrick Santos.
 
 
Atualizado em março/2015- Portal dos Jornalistas
 
Fontes:
Jornalistas&Cia - Edição 892

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)