APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Mônica Grayley

Mônica Grayley

Chefe da Rádio ONU em língua portuguesa, das Nações Unidas. No segundo semestre de 2015 estará no México como diretora interina do Centro de Informação das Nações Unidas para México, Cuba e República Dominicana. O objetivo principal é o de coordenar as atividades do aniversário de 70 anos da ONU.

Mônica Villela Grayley mora em Nova York desde dezembro de 2005, passou a trabalhar nas Nações Unidas após passar por uma seleção rigorosa. Para conquistar a vaga se candidatou on-line, já tinha curso superior completo e principalmente bom entendimento com a língua inglesa. Após ser aprovada, recebeu todas as informações sobre o contrato, mas nem por isto as coisas chegaram ‘mastigadas’ quando iniciou o trabalho em Nova York, afirma.  “É um processo bastante competitivo e que obedece a um regulamento severo”.

Chefiou, interinamente, a unidade de Marketing de Multimídia que incluía toda a promoção e distribuição gratuita dos nossos produtos para rádio (em 13 línguas), TV e internet.

Nessa atuação a rádio ONU oferece o material para emissoras de rádio e TV, sites de internet e organizações civis interessadas em veicular notícias e programas sobre as Nações Unidas.

Após um período assumiu como Chefe da Rádio ONU em língua portuguesa, das Nações Unidas, trabalha na sede das Nações Unidas, em Nova York.

Durante estes anos na ONU viajou ao Brasil e ao Haiti para fazer reportagens e acompanhar o trabalho das Nações Unidas em campo, principalmente, sobre o progresso das Metas do Milênio. No Haiti, cobriu a última visita do ex-secretário-geral Kofi Annan à ilha caribenha.

A ONU mantém também a agência de notícias ambientais reconhecida nacionalmente, a EcoAgência criada por voluntários do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul – NEJ/RS, em 2003, no Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Desde 2004 funciona com um site na internet, procurando contribuir para a democratização da informação ambiental e a conscientização ecológica da sociedade com notícias, artigos e reportagens ambientais publicadas no novo portal, inaugurado no final de 2008.

Em junho de 2015 Mônica seguiu para trabalhar por uma temporada no México, como diretora interina do Centro de Informação das Nações Unidas - México, Cuba e República Dominicana.

Nos três países terá a missão de coordenar as atividades do aniversário de 70 anos da ONU e, paralelamente, ajudar a coordenar (com governos e sociedade civil) a participação na campanha do secretário geral da ONU sobre a Hora de ação global. Essa é uma campanha que promoverá o combate às mudanças climáticas e que culminará com a Conferência sobre mudança climática, em dezembro, em Paris – a COP 21.

No final do ano de 2015, Mônica volta à Chefia da Rádio ONU, que é o seu cargo permanente.

Enquanto isso, a Rádio ONU em Português, em Nova York, continua ampliando sua atuação. Recentemente, segundo Mônica, a emissora fechou uma parceria com o Canal GNT e a ONU Mulheres no Brasil, para promover a campanha #ElesPorElas de igualdade de gênero, tendo a participação de Laura Gelbert, também da Rádio ONU.

O projeto, cujo objetivo é conscientizar os homens sobre a importância da luta pela autonomia feminina e pela igualdade de gênero, está sendo apresentado nesta 4ª.feira, 24/6, no Brasil. O marco ElesporElas foi lançado no ano passado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e já foi assinado por mais de 325 mil homens do mundo todo. Com a campanha, os organizadores pretendem conseguir a assinatura de 100 mil brasileiros para a causa.

As informações da ONU podem ser conferidas no jornal Huffington Post, Brasil, e no programa GloboNews Edição das 18 horas, no qual participa esporadicamente em entradas ao vivo, com a âncora Leilane Neubarth. As informações produzidas pela ONU são reproduzidas por rádio-estações externas que têm parcerias com diferentes unidades de linguagem de Rádio das Nações Unidas

 

Atualizado em junho/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://g1.globo.com/Noticias/Concursos_Empregos/0,,MUL1267104-9654,00-E+PRECISO+PREPARO+DEDICACAO+E+MUITA+VONTADE+DE+SERVIR+DIZ+BRASILEIRA+DA+ONU.html

http://www.huffingtonpost.com/monica-villela-grayley/

https://twitter.com/monica_villela

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)