APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Mônica Puga

Mônica Puga

Vencedora do Prêmio Esso de Telejornalismo 2009, com longa experiência em telejornalismo policial. É repórter de cidades e policial na TV Band Rio

Mônica Puga nasceu no Rio de Janeiro (RJ). É formada em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha/RJ), com pós-graduação em telejornalismo pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ).

Iniciou a carreira como repórter de Geral no jornal Tribuna da Imprensa (RJ). Em seguida atuou como assessora de Imprensa na Caixa dos Advogados do Brasil, na capital carioca. Durante a década de 80 estreou como repórter de televisão na TV Bahia, afiliada da Rede Globo em Salvador (BA), onde cobriu assuntos de vários segmentos.

Na sequência, foi  produzir reportagens em cidades do interior e da capital paulista para a Rede Globo. Cobriu as greves do ABC paulista e a escalada da violência nas grandes cidades. Enviada para a terra natal, destacou-se na cobertura de matérias policiais e investigativas e de eventos importantes como a Rio 92.

Acumulou, depois, uma passagem como repórter geral na TV Manchete de São Paulo e do Rio. No início da década de 2000 trabalhou como repórter de Cidades e Policial, entre outros temas, na TV Record (SP) e depois retornou ao Rio onde permaneceu até 2008. Traz na bagagem uma série de matérias e flagrantes sobre a guerra do tráfico na capital carioca.
No período passou a lecionar Telejornalismo nos cursos de Jornalismo da Facha, UGF e da Universidade Cândido Mendes (UCAM/RJ).

Trabalhou como repórter de Cidades e Policial no SBT (RJ), onde cobriu, até 2011, a guerra entre o narcotráfico e a polícia e suas megaoperações de combate. Chegou a entrevistar traficantes do Complexo do Alemão, na Zona Norte da cidade.

Durante a passagem pelo SBT, venceu o Prêmio Esso de Telejornalismo 2009 com a matéria Confronto na Linha Vermelha, na qual se exibia o exato momento em que policiais e traficantes das favelas trocavam tiros, minutos antes da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva trafegar pela via expressa. Também fizeram parte da equipe de reportagem Júnior Alves, Alex Oliveira, Aline Grupillo e Eliane Pinheiro.

Em 2010, Mônica Puga passou a ministrar o curso de Jornalismo Investigativo na Academia Brasileira de Televisão (Abrav/RJ). No ano seguinte foi para a Band Rio onde permanece como repórter de Cidades e de Assuntos Policiais, sua especialidade.


Atualizado em setembro/2012 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
http://cursosdetv.blogspot.com.br , acessado em setembro/2012

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)