APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Nanete Neves

Nanete Neves

É escritora, coautora de quatro antologias e lançou um livro-reportagem sobre a lavoura de tabaco. Atua como redatora em várias editoras. Fez parte da equipe de fundação da revista Veja em São Paulo.

Nanete Neves nasceu em São Paulo e formou-se  em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), em São Bernardo do Campo/SP.

Filha de jornalistas - seus pais tinham um jornal de bairro - cresceu vendo um ler em voz alta para o outro, os textos que seriam publicados. Com isso, aprendeu que  "texto bom fala ao leitor". Os pais a inspiraram, mas a opção pelo jornalismo foi determinada pela extrema curiosidade sobre tudo e a necessidade de conhecer o outro lado das coisas. 

Antes mesmo de se formar, começou a trabalhar como repórter no jornal Shopping News, que também circulava com os nomes City News e Jornal da Semana, em São Paulo/SP. A oportunidade surgiu com um convite do professor Ulysses Alves de Souza, que considera seu eterno mentor. Como não havia vaga em outra editoria, começou em moda, mas um ano depois estava na editoria Geral.

No Shopping News, conseguiu o maior furo da carreira: entrevistar Carlos Drummond de Andrade, que nunca havia falado com a imprensa, no aniversário de 75 anos do poeta. (Veja depoimento na Galeria).

Nanete trabalhou como repórter freelancer para a revista Nova, no caderno Folhetim, da Folha de S.Paulo, e no jornal Valor. Foi redatora nas rádios Globo e Excelcior, correspondente do Jornal de Brasília em São Paulo, e chefe de reportagem do Jornal da Feira, que cobria abastecimento e defesa do consumidor e era veiculado em boletins de seis emissoras de rádio nacionais.

Participou, em 1983, da equipe de fundação do suplemento Veja em São Paulo, como redatora, e de lá foi ser chefe de reportagem do caderno de Variedades da Folha  da Tarde.

Em 1986, abriu sua empresa de assessoria de imprensa, especializada em cultura e variedades, onde atuou 16 anos, até ser localizada por um headhunter e aceitar a proposta de trabalhar com marketing cultural para uma multinacional.

Trabalhou também como consultora de comunicação, quando decidiu se capacitar para mudar o foco da carreira.  Cursou duas pós-graduações e também foi ouvinte no mestrado da Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP). 

Dedica-se ao universo dos livros, atua como redatora para editoras, e ministra cursos e oficinas.

Lançou um livro-reportagem sobre os produtores de tabaco no sul do país e participou de várias edições de antologias de contos, em algumas delas com o pseudônimo Laura Fuentes, com o qual assina o blog Instintos da Pele. Mantém outro blog, com seu próprio nome, onde divulga seus textos.

Em 2012,  Nanete Neves terá um de seus contos compondo uma antologia, com outros escritores, que será lançada em Portugal.(Veja na Galeria).   

 

 

 

Atualizado em abril de 2012 - Portal dos Jornalistas

Fonte:

Informações fornecidas pela própria jornalista

www.oficinadeescritacriativa.com.br

http://www.musarara.com.br/o-encontro-com-o-poeta

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)