APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Nelson Blecher

Nelson Blecher

Superintendente da edição digital do Diário do Comércio. Foi um dos principais responsáveis pelo lançamento e sucesso da revista Época Negócios. Passou pelas revistas Manchete, Meio & Mensagem, Exame e em jornais como Gazeta Mercantil, Estadão e Folha de S.Paulo. Desde de 2012 é colaborador de conteúdo da Editora Globo

Nelson Blecher nasceu em São Paulo (SP) no dia 25 de julho de 1951. É formado em Jornalismo pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap/SP) desde 1974, com pós-graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
 
Iniciou a carreira durante a década de 1960 na Gazeta de Santo Amaro, jornal de bairro de São Paulo (SP), como estagiário geral e depois como repórter de Cidades. Em seguida, acumulou passagens como repórter pelos seguintes veículos paulistanos: rádios Tupi AM e Capital AM; jornais Ex-, Opinião São Paulo, O Estado de S.Paulo e Gazeta Mercantil, sucursal da revista Manchete e TV Cultura. Cobriu as áreas de Economia, Negócios e Variedades.
 
Entre 1984 e 1991 atuou na Folha de S.Paulo, no início, foi repórter especial de Economia e Negócios. Em 1987, foi o idealizador do projeto e editor do caderno Negócios, primeiro suplemento diário sobre o tema na imprensa brasileira, que circulou a partir de 1988. Também trabalhou como redator da revista Meio & Mensagem.
 
Durante seis anos exerceu a função de gerente de Comunicação na Associação Brasileira dos Distribuidores de Veículos (Abrave, atual Fenabrave), onde editou a revista Abrave Hoje. De 1995 a 2006 passou a atuar como editor executivo de Economia e Negócios da revista Exame (SP) no grupo Abril, como responsável pelo planejamento e a edição do veículo. No período acumulou a função de colunista de Marketing.
 
Na sequência, foi para a Editora Globo (SP), onde participou de um dos sucessos editoriais do grupo: a revista Época Negócios. Comandou a publicação desde o seu lançamento, em março de 2007. Deixou a revista em maio de 2011 e passou a colaborar com outros títulos da empresa. Também desenvolveu um trabalho junto à área de relações humanas da empresa, na identificação de talentos e na formação de jornalistas de Economia/Negócios. Em 2014 passou pelo iG e revista GQ, seção Vida Executiva.
 
Em 1991 foi homenageado com o Diploma de Gratidão e a Medalha Anchieta de Cidadão Paulistano, entregue pela Câmara Municipal de São Paulo, por sua atuação no Jornalismo. Em 2002 venceu os Prêmios Abril de Economia e Esso de Jornalismo, na mesma categoria, e ganhou o Fiat Allis de Jornalismo Econômico 2003, na categoria Impresso.
 
É autor do livro Invasão das Marcas Talibãs (Negócios, 1996), que mostra como as supermarcas foram construídas e enfrentam o crescimento agressivo da concorrência no Brasil e em todo mundo.
 
Após período em que atuou como consultor para a implantação do novo projeto editorial em plataforma web, Nelson Blecher foi confirmado em fevereiro de 2015 pela Associação Comercial de São Paulo como superintendente Editorial, responsável pelo DC, jornal digital. A instituição criou a edição digital para dar continuidade ao quase centenário Diário do Comércio, que deixou de circular na versão impressa no final de outubro de 2014.
 
 
 
Atualizado em setembro/2015 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia - Edição 987, de fev/2015
Livro Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)