APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Nelson Vasconcelos

Nelson Vasconcelos

Editor-executivo e colunista do jornal O DIA. Venceu quatro vezes o Prêmio Imprensa Embratel

Nelson Vasconcelos nasceu em 1967, no Rio de Janeiro (RJ). Formou-se em Jornalismo na ECO-UFRJ em 1993. E é botafoguense desde criancinha.

Trabalhou entre 1995 e 2011 no jornal O Globo, onde assinou a coluna Conexão Global, sucedeu Cora Rónai como editor do suplemento Info Etc e participou do lançamento da revista Digital. Foi também editor do site de Informática e Tecnologia da publicação e, com Mirelle de França, editou o blog Olho da Rua 2.0, no mesmo portal.

Também manteve um blog no IDGNow!, alocado no portal UOL e escreveu para a revista onlineBrasilTxchnologist, patrocinada pela GE.

Venceu o Prêmio InRio 2001, na categoria Mídia, promovido pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação Software e Internet (Assespro). Em 2002, com o caderno Pirataria S/A, sobre o mercado de contrabando e produtos falsificados do País, comandou com Flávia Oliveira a equipe que venceu o Prêmio Imprensa Embratel, na categoria Jornal, o Prêmio Fiat Allis de Jornalismo Econômico e o Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. A mesma equipe voltou a vencer o Imprensa Embratel em 2003 e em 2004, na categoria Telecomunicações/Veículo Não-Especializado – primeiro com o caderno Exclusão Digital e, em seguida, com a matéria Telefonia, cinco anos depois.

Em 2014, agrega mais um Embratel à coleção, com a série ’50 anos do Golpe’, escrita em parceira com colegas do DIA.

É autor da coletânea de contos Breves Comentários (Secretaria de Cultura do Paraná, 1994), vencedora do Prêmio Paraná de Literatura. Publicou também Fotos no PC: Como organizar suas imagens no Computador (Campus, 2005) e uma série de livros com Aroaldo Veneu para a série Tutoriais da Editora Ediouro.

Seguem em novembro de 2014 como Editor-executivo e colunista do jornal O DIA.

Nas horas vagas, é fotógrafo muito amador. O problema, diz, é que ele já não tem horas vagas...

 

 

Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Informações conferidas pelo jornalista

Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005)

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)