APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Nely Caixeta

Nely Caixeta

Jornalista com longa experiência na área econômica e carreira construída nas principais redações do país e no exterior, dirige a revista PIB. Ao longo de 20 anos na Editora Abril, trabalhou nas editorias de Internacional e de Economia das revistas Veja e Exame. Foi chefe da sucursal da Exame em Brasília, trabalhou nas redações do jornal Estadão, da BBC de Londres e da agência de notícias United Press International. Foi bolsista do World Press Institute, de Saint Paul, Minnesota, e vencedora de vários prêmios de jornalismo, entre eles o Ayrton Senna, CNT, CNH e CitiImprensa/Universidade de Columbia, em Nova York.

Nely Caixeta nasceu em 1953 em Patrocínio/MG, e é formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Iniciou a carreira na revista Veja, na qual era repórter especial. Foi para a revista Exame em 1988, na equipe liderada por Antônio Machado de Barros.

De 1990 a 2008, foi chefe da sucursal da Exame em Brasília/DF, onde ganhou o Citigroup Journalistic Excelence Awards, em 1991, pelas matérias: A superpotência do fim do século, Perestroika no reino da química, É dá lá toma cá e Até que a próxima briga os separe.

Ainda pela revista, ganhou o Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo de 1997, na categoria de destaque na educação, por uma edição especial sobre o tema, que tinha o nome de  Brasil em Exame-Educação. Voltou a ganhar o prêmio em 2003. Também ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo, em 1992.

Em 1995, ganhou o prêmio CNT de Jornalismo, na categoria mídia impressa, pela matéria Transportar é preciso.

No início da década de 2000, passou pelo Estadão, onde ganhou o prêmio CNH de Jornalismo, em 2003, na categoria jornal, junto com Clayton Netz, Ricardo Galuppo e Amauri Segalla, pela matéria Brazil com Z.

Foi bolsista do World Press Institute no Macalester College, em Minneapolis, nos Estados Unidos. É coautora dos livros Passaporte para o Mundo com Clayton Netz, A Era FHC/2002, com Mauro Malin, Ribamar Oliveira e Sílvio Bressan e Carta a um Jovem Empreendedor com Ozires Silva.

Desde setembro de 2005 dirige a revista PIB, publicação bimensal da Totum Excelência Editorial, de São Paulo/SP. Lançada em agosto de 2007, a PIB trouxe para o mercado editorial o desafio de acompanhar a acelerada marcha das empresas brasileiras pelo mundo afora.

 

 

Atualizado em maio/2015 - Portal dos Jornalistas.

Fontes:

http://www.premiocnh.com.br/historico/2003.html

http://www.economiacriativa.com/ec/pt/instituto/conselho/nelyCaixeta.asp?c=nelyCaixeta

https://br.linkedin.com/pub/nely-caixeta/b/4a3/a99

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)