APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Octavio Tostes

Octavio Tostes

Editor sênior do Jornal da Record, já passou pelas tevês Globo, Bandeirantes, além do jornal O Globo, revista IstoÉ e CNN.

Octavio Hermanny Tostes nasceu no Rio de Janeiro no dia sete de julho de 1958. Se formou jornalista pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Também concluiu mestrado em história pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) em São Paulo.

Começou a carreira, em 1978, como subeditor no Boletim Informativo Pastoral da Arquidiocese do Rio de Janeiro. No ano seguinte foi repórter da Cooperativa dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro.

Em 1980, trabalhou como repórter da TV Bandeirantes RJ. Pouco depois atuou como redator de esportes e subeditor dos jornais de bairro em O GLOBO, onde permaneceu até 1986. Ainda pelo jornal carioca foi, em 1983, repórter dos Cadernos do Terceiro Mundo.

Entre os anos de 1986/87 foi editor-asssitente da revista IstoÉ em São Paulo.

De volta ao Rio de Janeiro, ingressou na TV Globo onde exerceu as funções de chefe de reportagem, chefe da pauta e editor de texto em telejornal local. Atuou nos noticiários Jornal da Globo, Jornal Nacional e Globo Repórter, além de alguns projetos especiais como: Rio 92, retrospectivas, transmissão carnaval e show do Roberto Carlos.

Em 1992, foi participante do IPP International Profesional Program e colaborador do CNN World Report, como produtor. Ainda ficou por três anos como editor de texto e executivo do programa 60 Minutos, exibido pela TV Cultura em São Paulo.  

Passou ainda pela CBS Telenotícias Brasil em Miami, como produtor executivo.

Voltou a TV Globo, desta vez como coordenador do Jornal Nacional. Em seguida foi gerente de conteúdo da Globo.com no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Em 2001, entrou como editor-executivo da TV Gazeta. Ainda no mesmo ano, foi gerente de conteúdo do portal AOL (América Online).

Pela Rede Amazônica, afiliada à Rede Globo no AM, atuou como consultor em telejornalismo e organizador do Cedoc. Foi ainda editor de texto da TV Bandeirantes SP.

Em 2004 ingressou na TV Record, onde exerceu as funções de editor executivo do Domingo Espetacular, editor de texto e executivo da emissora, além de chefe de pauta do Jornal da Record.

Foi ainda, editor executivo do Jornal do Terra, exibido pelo Portal Terra. Exerceu a mesma função na Conteúdo Editorial, editora especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Desde 2012 é editor sênior do Jornal da Record em São paulo.

 

 

Atualizado em março/2013 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações fornecidas pelo jornalistas.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)