APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Odair Alonso

Odair Alonso

Jornadas de trabalho no jornalismo impresso e de televisão lhe permitiram colecionar histórias de Campinas e reportagens marcantes que reuniu no livro 'Sessenta crônicas de uma vida'.

Odair Leitão Alonso faz aniversário em 21 de agosto, é formado em Jornalismo e relações-públicas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e pós-graduado na área com ênfase em Marketing Político pela Fundação Cásper Líbero de São Paulo.

Em Campinas, Odair trabalhou como revisor, repórter e editor do Diário do Povo, do Correio Popular e da sucursal de O Estado de S.Paulo. Foi chefe de reportagem por sete anos da EPTV Campinas e passou ainda pela assessoria da Bosch.

Além disso, Odair foi professor de Jornalismo e Relações Públicas na PUC Campinas, Sócio/Proprietário da Opus Sapientiae, Opinião Público, Comunicação e Pesquisa de Mercado Ltda. Em novembro de 2013 segue trabalhando no cerimonial do gabinete do Prefeito Jonas Donizette, na prefeitura de Campinas.

Odair tem uma estrela amarela na vida dele, a mesma estrela que consta na camisa oficial do Bugre! Pois em 1978 Alonso era setorista do time alviverde, Guarani. Como jornalista acompanhou os passos do time para a maior conquista. “Eu fui setorista do melhor time do País naquele ano, olha a minha sorte, recorda-se. Peguei o início da conquista de um time maravilhoso até a vitória, depois o acompanhei na Libertadores. Foi incrível.” Em 1978 o time campineiro foi campeão brasileiro.

Sua história mais marcante no jornalismo aconteceu em 1977. A narrativa ele mesmo conta no livro ao fazer uma reportagem sobre poluição do Rio Atibaia. “Tivemos a ideia, o (fotojornalista) Nelson Chinalia e eu, de descer o rio de barco, desde a nascente em Nazaré Paulista até chegar a Campinas. Nós levamos três dias para descer, encontramos muitas irregularidades, empresas poluindo o rio, fizemos uma série de denúncia apresentando uma semana de matérias. Foi algo que me projetou muito, chegamos até a final do Prêmio Esso. Foi muito marcante”, lembra.

Tudo isso e muito mais conta no livro Sessenta crônicas de uma vida (Editora Pontes), lançado em agosto de 2013, a obra reúne em ordem cronológica fatos de sua vida e carreira. Dentre os temas abordados estão aspectos sobre a história de Campinas e reportagens marcantes. Na crônica Meu Mundo é Verde o jornalista faz transbordar toda a sua paixão pelo Guarani Futebol Clube.

Também no livro outra reportagem que não saiu da cabeça de Odair foi em Pirassununga. “Um casal de jovens foi assassinado e encontrado no meio do mato. A cidade inteira estava comovida, porque foi algo pavoroso que fizeram com eles. Foi um crime mal resolvido, muito estranho. Digo sempre que esses crimes me assombraram a vida inteira.”

Essas são apenas quatro histórias da vida do jornalista. Existem outras 56 tão interessantes quanto à disposição do público. Afinal, com 60 anos, ele tem muita coisa para contar.

Sobre o livro Alonso disse no lançamento: “Fui jornalista a vida inteira e queria comemorar meus 60 anos de carreira de uma forma que mostrasse isso”.

 

Atualizado em novembro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/08/jornalista-odair-alonso-lanca-livro-em-shopping-de-campinas-nesta-quarta.html

Foto: Rodrigo Zanotto/Especial para AAN/Campinas

https://twitter.com/OdairAlonso

http://tempoextra.com.br/noticia/463/odair-autografa-livro-60-cronicas-de-uma-vida

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)