APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Orlando

Orlando

Ilustrador e artista gráfico, trabalhou na Folha de S.Paulo de 1985 a 2011. Mantém um blog sobre Artes Gráficas, Ilustração, cartum e Quadrinhos no portal UOL

Orlando Ribeiro Pedroso Júnior nasceu em São Paulo (SP), em 14 de fevereiro de 1959.
 
Começou a carreira quando ainda frequentava o ensino médio em 1978, no jornal Em Tempo (SP), que publicou uma ilustração sua. No início dos anos 1980, foi para a Europa, onde morou e estudou por três anos e meio. De volta a São Paulo, passou a colaborar com o jornal Folha de S.Paulo como ilustrador e artista gráfico. Ficou no jornal de 1985 a 2011, ilustrando a página 3 e os artigos de Jairo Bouer.
 
Ilustrou, também, matérias para diversas revistas, como Playboy, Capricho, Carícia, IstoÉ, Exame, Claudia, Marie Claire, Elle, Quatro Rodas, Atrevida, Veja e Você S/A. Além disso, fez capas e ilustrações para as editoras Moderna, Ática, Senac, Scippione, Nova Cultural, Ediouro e Salamandra. Fundou a empresa CO2 Gráficos, onde desenvolve projetos gráficos para empresas e peças de teatro. Mantém, no portal UOL, o Blog do Orlando, onde, desde junho de 2012, escreve e desenha sobre artes gráficas, ilustração, cartum, quadrinhos e assuntos aleatórios.
 
Em 1997, expôs nos espaços Unibanco de Cinema, em São Paulo e no Rio de Janeiro, os desenhos de Como o Diabo Gosta. Em 2001, no espaço Ophicina, em São Paulo foi a vez de expor os trabalhos de Olha o Passarinho! Voltou às galerias em 2007, com Uns Desenhos e Ôtros Desenhos, fazendo uma exposição retrospectiva de 30 anos de trabalho, como artista convidado do 35° Salão de Humor de Piracicaba (SP). Ainda em 2007, foi o artista homenageado no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), de Belo Horizonte (MG).
 
Ilustrou quase uma centena de livros infanto-juvenis. É autor de Moças Finas (Fantasma, 2006), Não Quero Dormir (200), Árvres (Fantasma, 2011) e do infantil Vida Simples (Global, 2012). É coautor de Não Vou Dormir (Global, 2007), com Christiane Gribel, que foi finalista do Prêmio Jabuti 2007 nas categorias Melhor Livro e Ilustração, e do Livro dos Segundos Socorros (Panda Books, 2001), dos Doutores da Alegria, organizado por Marcelo Duarte e Wellington Nogueira. Organizou, por sua vez, o livro Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol (Vila Lettera, 2002).
 
Venceu os Prêmios HQMix 2001, 2005 e 2006, na categoria Melhor Ilustrador. É sócio-fundador e membro do Conselho da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB). Tem fama de ser bom de briga e de lutar pelo reconhecimento do trabalho autoral dos ilustradores.
 
 
 
 
Atualizado em março/2013 - Portal dos Jornalistas
Fontes:
 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)