APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Osias Wurman

Osias Wurman

Especializado em temas judaicos. Possui mais de 40 anos de atividade com passagens por vários veículos de comunicação sediado no Rio de Janeiro. Desde 1997 é colaborador do Jornal O Globo/RJ, diretor e editor do site e da newsletter Notícias da Rua Judaica além de cônsul honorário de Israel no Rio.

Osias Wurman nasceu no Rio de Janeiro em 1946 de uma família de origem judaica. É engenheiro civil formado pela UFRJ de Macaé (RJ) desde 1969 e jornalista profissional conforme a Lei Castelo Branco instituída na década de 1960.

A primeira atividade jornalística foi a cobertura histórica da troca de prisioneiros da Guerra dos Seis Dias, no Canal de Suez, na cidade El Kantara, na fronteira entre Israel e Egito, para a revista Manchete do Rio, em 1968, conforme o relato registrado no link: http://www.verdestrigos.org/wordpress/?p=214.

Posteriormente, trabalhou como assessor direto de Adolpho Bloch nas Empresas Bloch-Manchete do Rio durante 12 anos, entre outras atividades na emissora, e foi comentarista de política, internacional, guerra e religião, entre outros temas, das rádios cariocas Tupi, Bandeirantes, Globo AM e MEC.

 

Entre 1986 a 1989 atuou como diretor de comunicação e vice-presidente da Federação Israelita do Rio de Janeiro (FIERJ), entre outras atribuições, onde foi comentarista de opinião no programa Comunidade na TV na emissora da entidade.

Desde 1997 é colaborador da página Opinião, do jornal O Globo, Rio. Em seguida, atuou durante 13 anos como diretor-tesoureiro do Instituto de Tecnologia – ORT (instituição judaica filantrópica mundial); ocupou o mesmo cargo no Grande Templo Israelita do RJ, por 14 anos, durante a gestão de Adolpho Bloch, então presidente para América Latina do Weizmann Institute de Rehovot, e membro do conselho consultivo da Associação Cultural e Beneficente Beit Lubavitch do Rio.

Entre as década de 1990 e 2000 atuou como colaborador de opinião dos veículos: Jornal do Brasil/RJ, Jornal Tribuna Judaica/SP, AlefNews/RJ, além de ser debatedor convidado da TVE-Rede Brasil/RJ e do Canal Futura/RJ.

 

De 2002 a 2006, por duas gestões, atuou como presidente da FIERJ. Em seguida, foi eleito vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), representante política da comunidade judaico-brasileira, sediada em São Paulo.

 

Um ano depois passou a atuar como editor e comentarista de temas judaicos do blog Notícias da Rua Judaica lançado no período.

 

Em 2005 recebeu, como presidente da FIERJ, a Medalha Tiradentes, do Poder Legislativo Estado do Rio de Janeiro. No ano seguinte foi homenageado com a Medalha Mérito Segurança Pública (Grau Oficial), outorgada pelo Poder Executivo Estadual fluminense; e também foi agraciado com a Medalha Visconde de Mauá (grau Ouro) pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ).

Desde 2007 atua como debatedor semanal da Rádio Globo fluminense. Nesse mesmo ano lançou o site e a newsletter semanal Notícias da Rua Judaica - (www.ruajudaica.com) – este enviado para mais de 80 mil e-mails de 21 países, e desde então dirige e edita ambos os veículos.

Em abril de 2009 foi nomeado cônsul honorário de Israel no Rio de Janeiro pelo então Presidente daquele país, Shimon Peres, e permanece na função.

Ainda, há mais de duas décadas atua como palestrante abordando temas como: combate ao antissemitismo e preconceitos raciais; combate à discriminação das minorias brasileiras; conflito no Oriente Médio; mundo judaico e identidade judaica; diálogo cristão-judaico.

Completou 40 anos de atividade jornalística, em 2008. Publicou cerca de 100 artigos sobre temas judaicos, com ênfase nos assuntos relacionados ao Estado de Israel e Oriente Médio.

 

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)