APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Osmar de Oliveira

Osmar de Oliveira

Doutor Osmar, como era carinhosamente conhecido, morreu na sexta-feira, 11 de julho de 2014, aos 71 anos. Médico e comentarista esportivo, Osmar de Oliveira estava internado no Hospital A. C Camargo na capital paulista havia mais de 30 dias. Sofreu uma parada cardíaca quando vinha se recuperando de uma cirurgia. Único jornalista do Brasil que trabalhou nas sete emissoras de TV aberta de São Paulo, manteve um blog esportivo, no site do Instituto de Medicina Esportiva que leva seu nome. Foi comentarista, apresentador e narrador na TV Bandeirantes

 
(São Paulo, SP - 20 de junho de 1943 / São Paulo, 12 de julho de 2013)
 
 
Osmar Pereira Soares de Oliveira nasceu em São Paulo (SP), em 20 de junho de 1943. É formado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Sorocaba (SP), e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.
 
Iniciou a carreira jornalística enquanto fazia o curso de Medicina, escrevendo no jornal Cruzeiro do Sul, de Sorocaba. Chegou a ter uma breve passagem pela redação da revista do Corinthians e do jornal Coringão.
 
Durante o curso de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, foi convidado por Roberto Petri para trabalhar na TV Gazeta, durante a Copa do Mundo de Futebol da Argentina 1978. Era narrador de TV, comentarista da rádio e participava do programa Mesa Redonda com Petri, Milton Peruzzi, Zé Italiano, Peirão de Castro, Rubens Pecci, Dalmo Pessoa, José Silveira, Geraldo Blota e Sérgio Baklanos
 
Em 1980 trabalhou por alguns meses na TV Globo, indo em seguida para a TV Bandeirantes, integrando a primeira equipe do Show do Esporte, com Luciano do Valle, Juarez Soares, Alexandre Santos, Jota Júnior, Elia Júnior, Eli Coimbra, Luiz CearáEduardo Savóia, dentre outros.
 
Em 1986, convidado por Sílvio Santos, foi para o pool SBT/Record para comandar a equipe de Esportes, que tinha Juca Kfouri como comentarista e Jorge Kajuru como repórter, entre outros profissionais.
 
Após a Copa do Mundo do México 1986, voltou para a Band para cobrir os Jogos Olímpicos de Seul 1988, indo em seguida para a TV Manchete, chefiando a equipe de Esportes a partir da capital paulista, onde trabalhou com João Saldanha, Paulo Stein, Márcio Guedes, Alberto Léo, Antonio Pétrin, José Carlos Conti e Mariana Godoy.
 
Em 1992, retornou ao SBT ao lado de Juarez Soares, Orlando Duarte, Silvio Luiz, Luiz Alfredo, Oscar Ulisses, Nivaldo Prieto, Eli Coimbra, Antonio Pétrin, entre outros profissionais, comandando as transmissões das Copas do Mundo de 1994 e 1998. Na emissora, o jornalista foi narrador e apresentador de boletins esportivos.
 
Em 1999 trabalhou na PSN, emissora americana de canal fechado no Brasil especializada em Esportes, passando rapidamente em 2000 pela TV Cultura, no programa Cartão Verde, ao lado de Juarez Soares e Flávio Prado.
 
Em 2002 foi para a TV Record, como locutor, comentarista e apresentador, ficando sete anos nos programas Debate Bola e Terceiro Tempo, comandados por Milton Neves, compondo a clássica formação, que contava também com Eduardo Savóia, Renata Fan, Paulo Roberto Martins, Cacá Rosset e Oscar Roberto Godói. Quando Milton se transferiu para a TV Bandeirantes, em 2008, toda a equipe esportiva da TV Record mudou de emissora imediatamente.
 
Manteve um blog, com notícias esportivas, e um site, o do Instituto Osmar de Oliveira.
 
Na Medicina Esportiva, foi médico do Corinthians, do Comitê Olímpico Brasileiro e das seleções brasileiras de basquete e futebol, além de diretor de redação de várias revistas médicas.
 
Doutor Osmar, como era carinhosamente conhecido, morreu na sexta-feira, 11 de julho de 2014, aos 71 anos. Médico e comentarista esportivo Osmar de Oliveira, estava internado no Hospital A. C Camargo, na região central de São Paulo, capital, havia mais de 30 dias. Sofreu uma parada cardíaca quando vinha se recuperando de uma cirurgia.

Único jornalista do Brasil que trabalhou nas sete emissoras de TV aberta de São Paulo, manteve um blog esportivo, do Instituto de Medicina Esportiva que leva seu nome. Foi comentarista, apresentador e narrador na TV Bandeirantes
 
 
 
Atualizado em julho/2014 - Portal dos Jornalistas.
Fontes:
http://drosmar.com, acessado em dezembro/2011
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)