APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Padre César Moreira

Padre César Moreira

Sacerdote, jornalista, radialista, âncora, colunista e escritor com mais de 40 anos de atividade nos meios de comunicação social. Acumula passagens pelas principais rádios paulistanas e a Difusora de Goiânia/GO. Foi diretor geral das Rádios Aparecida AM e FM e fundou a Rede Católica de Rádio. Desde 2005 é o diretor geral da Rede Aparecida de Comunicação, em Aparecida/SP.

 

Antônio César Moreira Miguel nasceu em Cachoeira Paulista/SP, no Vale do Paraíba, no dia 5 de maio de 1945 e missionário da Congregação do Santíssimo Redentor (CSSR), é formado em jornalismo pela Fiam de São Paulo/SP desde 1981 e possui especialização em comunicação social pela ECA-USP/SP. Anteriormente concluiu as licenciaturas em Teologia e Filosofia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores (IRES) na capital paulista.

Padre César Moreira, como é conhecido, completou em 2010, 40 anos de ordenação sacerdotal dos quais a maior parte foi dedicada ao trabalho no setor de comunicação social: rádio, impresso e quase uma década em TV. 

Iniciou a carreira no jornalismo na década de 1980 como locutor e assistente geral do departamento de notícias da Rádio Globo de São Paulo/SP.

Entre 1981 a 1990 foi apresentador e posteriormente diretor de programação, de jornalismo e depois geral das Rádios Aparecida 820 Am e 90,9 FM onde criou diversos programas jornalísticos e de temas religiosos, entre eles: Microfone Aberto, Jornal dos Jornais, Solidariedade RA e RCR em Debate, entre outros. 

Nesse período sempre atuou como âncora geral da emissora e acumulou essas atividades com as passagens pelas rádios Excelsior (atual CBN), Record, Capital, América, todas de São Paulo, e a Difusora de Goiânia (GO). Ainda, durante essa época, editou a revista Boa Notícia, da União dos Redentoristas do Brasil e passou a publicar inúmeros artigos no veículo, no jornal Santuário e a Revista de Aparecida, veículos da Basílica de Aparecida administrados pela congregação, e em jornais e revistas religiosos e sociais de todo o Brasil, sobre temas de religião, comunicação e assuntos gerais.

De 1990 a 1998, sem nunca deixar as atividades sacerdotais e jornalísticas do rádio e do impresso, lecionou disciplinas de comunicação social e jornalismo na Universidade de Taubaté, no interior paulista.

Em 1998 fundou a Rede Católica de Rádio (RCR), associação de emissoras vinculadas a organismos da Igreja católica para partilhar do ideal comum de evangelizar a partir da realidade de cada veículo e das características das diferentes regiões do Brasil. À frente da rede, atuou ainda por cerca de dez anos como presidente. Nesse período também acumulou o exercício de presidente da UNDA-Brasil, organização da Igreja para os meios de comunicação eletrônica. Como comunicador e por ambas as instituições participou de inúmeros congressos e eventos do setor promovidos pela Igreja Católica e da sociedade em geral.

Ainda acumula mais de duas décadas de atuação como membro da Equipe de Reflexão da CNBB para Comunicação Social e, há quase três décadas, participa do quadro Momentos de Fé, ancorado pelo radialista Eli Corrêa na Rádio Capital AM/SP, onde responde as questões dos ouvintes.

Em 1997, depois de um intervalo, voltou às emissoras da rádio Aparecida como diretor geral, desta que se tornou a principal emissora católica do País. Na atividade permaneceu até 2005.

Desde 2000 é colaborador e debatedor do Jornal Argumento da UCG TV de Goiânia (GO), emissora afiliada da Rede Aparecida.

Como escritor, publicou durante as décadas de 1980 e 1990 pela Editora Santuário de Aparecida/SP os livros: Tudo eu? Quando a vida se torna uma desculpa; Palavras que vão e vêm; Lembranças do Padre Vítor na Rádio Aparecida; Comunicação também se aprende; Religião também se aprende e Assunto do dia, dois anos do governo Lula na análise de um jornalista cristão,entre outros.

Em 2005 foi nomeado pela congregação o diretor geral da Rede Aparecida de Comunicação que engloba as emissoras de rádio, a TV Aparecida, as publicações impressas ligadas à Basílica e a redação de jornalismo do Portal A12 do conglomerado.

Na TV Aparecida, além de ser um dos âncoras, o religioso atua como comentarista do telejornal TJ Aparecida - primeira e segunda edições que apresenta as principais notícias do dia, reportagens, prestação de serviço nacional e análise dos fatos mais relevantes, com uma particularidade: comentários que provocam a interpretação e a leitura da história.

Como jornalista à frente da emissora, foi o criador do programa jornalístico Et Cetera que promove a reflexão sobre temas diversos como arte, política, comportamento, cidadania, saúde e cultura, do qual é o âncora. 

Em 2006 foi o vencedor do Microfone de Prata, prêmio concedido pela Conferência Nacional dos Bispos (CNBB) ao programa RCR Debate na categoria radiojornalismo. No ano passado, recebeu pelo Jornal Santuário, publicação da Editora Santuário, o prêmio Dom Helder Câmara pela reportagem ‘Força de vontade’, publicada na edição de 19 de junho de 2010.

Em 2010 foi eleito o vice-presidente de Signis Brasil (antiga UNDA-Brasil) fundada em dezembro daquele ano com estatutos aprovados em assembleia; reconhecida pela CNBB, o organismo é filiada à Signis Mundial e ligada ao Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais da Santa Sé (Vaticano).

 

 

Atualizado em julho/2012 - Portal dos Jornalistas.

Fontes: 

http://www.facebook.com/#!/cesarmoreira.miguel, acessado em julho/2012;

http://www.facebook.com/#!/aparecidatvacessado em julho/2012;

https://twitter.com/#!/programaetcacessado em julho/2012;

http://www.a12.com/blog/campanhadosdevotos/categoria/tv-aparecida/acessado em julho/2012;

http://grandesnomesdojornalismo-unitau.blogspot.com.br/view/classicacessado em julho/2012, acessado em julho/2012;

http://signisbrasil.org.br/paginas/ver/assembleia-2acessado em julho/2012;

http://signisbrasil.org.br/noticias/ver/signis-brasil-realiza-segundo-encontro-com-os-representantes-das-tvs-catolicas-2acessado em julho/2012;

http://www.estantevirtual.com.br/sebomultimania/Cesar-Moreira-Pe-Lembrancas-do-Padre-Vitor-na-Radio-Apa-32853199,acessado em julho/2012;

http://uneserinterativa.blogspot.com.br/2009_06_01_archive.html, acessado em julho/2012;

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=19513, acessado em julho/2012;

http://www.jornalargumento.com.br/index.php?/archives/328-Diretoria-de-Goiania-e-Aparecida-do-Norte.html, acessado em julho/2012;

http://fatea.br/fatea/comunicacao/apresentacao/premios/,acessado em julho/2012;

http://uneserinterativa.blogspot.com.br/2009_06_01_archive.html, acessado em julho/2012;

http://www.youtube.com/watch?v=OOu7RVXpPHw,acessado em julho/2012.

 

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)