APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Padre Cido Pereira

Padre Cido Pereira

Padre, jornalista, radialista e vigário da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo. É diretor do jornal O São Paulo e do site arquidiocesano, âncora e apresentador de programas na Rádio 9 de Julho AM. Em 2010 recebeu o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal.

Padre Antônio Aparecido Pereira, mais conhecido como Padre Cido, nasceu em Carmo do Rio Claro/MG, no dia 30 de setembro de 1943.

 

É formado pela Faculdade de Filosofia e Teologia Paulo Vi (FFTP) - Universidade de Mogi das Cruzes – UMC/SP e pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, atual PUC-SP/SP; com especialização em Jornalismo pelo Centro Internazionale per gli Studi sul l'Opinioni Publica – CISOP de Roma/Itália, em 1982, com graduação pela Facasper/SP desde 1985.

 

Iniciou na área no início da década de 1970 como articulista do boletim da Paróquia São João Evangelista de São Paulo/SP onde era o padre adjunto.

 

Mas foi após fazer os estudos em comunicação social que conciliou as atividades do sacerdócio com o trabalho de redator no Jornal O São Paulo, veículo da Igreja Católica de São Paulo que cobre as comunidades paroquiais, pastorais, movimentos e serviços sociais da Arquidiocese paulista.

 

Alguns anos depois passou a acumular as atividades de redator e colunista do Você Pergunta com a função de chefe de redação de O São Paulo. Durante a década de 1990 passou a ser também diretor responsável do veículo.

 

Em 1999, com a reativação da Rádio 9 de Julho 1600 AM católica, passou a acumular os trabalhos na redação do jornal com o de âncora e de apresentador de programas na emissora. Um deles é o Construindo a Cidadania, onde tem a missão de dar voz à sociedade e discutir problemas sociais, políticos e de direitos humanos.

 

Também há cerca de uma década é apresentador do programa Bom Dia Povo de Deus pelo qual, de segunda a sexta-feira, divide o microfone com a radialista Cidinha Fernandes trazendo as manchetes do dia, dicas de saúde, espiritualidade e entretenimento em geral com a participação de ouvintes e párocos, e faz uma oração e ministra a benção do dia.

 

Na época passou a ser também o responsável pelo site da Arquidiocese de São Paulo que além do conteúdo pastoral veicula informações de toda a comunidade católica da capital, da CNBB e notícias do Jornal O São Paulo.

 

Em 2009 ganhou a coluna Pe. Cido Responde no site Família Missionária/SP onde trata de temas teológicos e de espiritualidade em geral. Logo passou a escrever também no Jornal Santuário de Aparecida (JS), da mesma cidade, na coluna Dialogando e Esclarecendo, onde responde aos leitores dúvidas sobre fé, espiritualidade e temas ligados ao universo da família.

 

Em 2010 passou a atuar como vigário episcopal para a Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo, organismo que reúne as atividades pastorais do setor de comunicação da Igreja paulistana.

 

Nesse mesmo ano recebeu o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal pelo reconhecimento do trabalho religioso e social que realizou em 39 anos de sacerdócio.

 

 

 

Atualizado em maio/2012 - Portal dos Jornalistas.

Fonte:

http://www.facebook.com/profile.php?id=100003066794626, acessado em maio/2012,

https://twitter.com/#!/padrecidoSP, acessado em maio/2012,

http://www.radio9dejulho.com.br/pag_padrecidopereira.html, acessado em maio/2012,

http://jornalsantuario.wordpress.com/colunistas/, acessado em maio/2012,

http://www.familiamissionaria.com.br/responde.asp?area=10&padre=0, acessado em maio/2012, http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2524:vigario-da-arquidiocese-de-sao-paulo-recebe-titulo-de-cidadao-paulistano&catid=40:titulos&Itemid=99, acessado em maio/2012.

 

 

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)