Patrícia Berzin Candelária

    Patrícia Berzin Candelária é paulista, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, formação concluída em dezembro de 2013 na Faculdades Integradas Rio Branco – FRB/SP.

    Lançou em 2013 o Raposas Bogueiras, blog foi produzido para a obtenção do título de Bacharel em Comunicação. No espaço reproduz a monografia intitulada Jornalistas Empreendedoras na Blogosfera. Fruto do Trabalho de Conclusão do Curso, TCC, demonstra na abordagem, com fatos reais, mulheres jornalistas que criaram blogs para seu sustento e como elas conseguem conciliar a tarefa de manutenção e atualização das notícias com a vida pessoal. A pesquisa desenvolvida comprovou a argumentação e ainda levantou informações sobre o regime CLT e o empreendimento por meio de blogs.

    Durante um ano e sete meses Patrícia treinou a capacidade de interação com o público atuando como negociadora numa plataforma de atendimento do público para conciliação de débitos pendentes. A experiência também possibilitou a análise do perfil do brasileiro frente as dificuldades do dia a dia e conhecimento de histórias que poderiam ser depoimentos importantes sobre a situação de crise do endividamento da população.

    Em agosto de 2012, Patrícia escreveu para a revista Atitude um artigo sobre as aves australianas, Calopsitas, que passaram ao status de animal doméstico depois tornarem-se a nova moda nos lares brasileiros. A matéria analisa a novidade, a evolução do mercado de vendas e, além da ficha técnica da ave, dá dicas de como obter e tratar a ave.

    Participou ainda das coberturas dos eventos realizados pela Faculdade Rio Branco, em São Paulo, como a 12ª Semana da Comunicação das FIRB e a IV RBMun, com palestras transmitidas por streaming e entrevista de palestrantes feitas pelos estudantes e postadas no youtube.

    Patrícia levantou e redigiu o perfil da jornalista Lucia Helena Issa, para o livro Não é aventura, é reportagem, organizado por Renata Carraro. Fez estágio em jornalismo em uma agência de comunicação a até março de 2013,  onde entre suas atribuições cuidou da elaboração de pautas, entrevistas telefônicas, redação de releases, pesquisa de clippings em jornais e na Internet, revisão gramatical de revistas e jornais. Fez ainda o acompanhamento de eventos e atendimento à Imprensa e cumpriu as exigências curricular.

    Disponível para freelance, correspondência para veículos de outros estados, em todos os formatos de jornalismo e editorias, incluindo mídias digitais e redes sociais.

     

     

    Atualizado em janeiro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Informações cedidas pela jornalista

    http://br.linkedin.com/pub/patr%C3%ADcia-berzin-candel%C3%A1ria/57/604/4b4

    http://www.atitudesaopaulo.com.br/?p=7859

    Blog

    http://www.youtube.com/watch?v=S2HrejFbtEA>

    http://profissaofoca.comriobranco.com/author/pcandelaria/>

    https://www.facebook.com/patricia.candelaria.79