APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Paula Fontenelle

Paula Fontenelle

Jornalista da área do Marketing Político, passou pelo Diário do Grande ABC e pela gerência de Comunicação da Sabesp. Lançou três livros, um deles finalista do Prêmio Jabuti 2009.

Paula Fontenelle nasceu em Recife (PE), em um dia 26 de julho. Formou-se em Jornalismo na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), de Recife, em 1995. Fez mestrado com distinção em Marketing Estratégico na University of Greenwich, de Londres (Inglaterra), em 2003. Também é formada em Psicanálise.
 
Começou a carreira como estagiária na Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de Pernambuco, em janeiro de 1999. Deixou o emprego em março de 2002, quando tornou-se analista de votação para as eleições presidenciais brasileiras no Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais de Pernambuco (IpesPE), onde permaneceu até outubro dedo mesmo ano.
 
Lançou o livro Iraque: A guerra pelas mentes (Sapienza, 2004), inspirada pelo conhecimento que acumulou durante o período de mestrado em Londres. Na obra, examina em profundidade os perigos enfrentados por repórteres durante uma cobertura de guerra. Criou um blog na plataforma Blogger em setembro de 2004, que manteve até julho de 2006.
 
Passou pela Empório da Comunicação (SP). Em janeiro de 2005 assumiu o cargo de editora-chefe do Diário do Grande ABC, em Santo André (SP), cargo que ocupou até maio de 2011.
 
Escolheu para o segundo livro um tema considerado tabu: Suicídio: O futuro interrompido conta  Guia para sobreviventes (Geração, 2008). Narra, no livro, usando a primeira pessoa, casos reais – envolvendo inclusive casos familiares –, e traz depoimentos de psicólogos, psiquiatras e especialistas em suicídio, bem como uma extensa pesquisa bibliográfica. Com ele, ficou entre os finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura 2009.
 
Paralelamente, a partir de 2008, tornou-se diretora executiva da FSB Comunicação (SP) e gerente de Comunicação da Sabesp (SP). Lançou o primeiro livro de ficção, O Fim da Tarde Com Leões (Geração, 2012), escrito em parceria com P. W. Guzman. Criou, em 2016, na plataforma Wix.com, um blog de prevenção do suicídio.
 
Deixou a FSB em dezembro de 2016, mudando-se para Portland, no Oregon (EUA), onde pelos próximos três anos fará mestrado em Terapia e Saúde Mental na Universidade George Fox, decidida a tornar-se terapeuta. Mantém-se, entretanto, como jornalista, atuando como freelancer.
 
 
Atualizado em janeiro de 2017
 
Fontes:
J&Cia – Edição 665

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)