APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Paulo Cabral

Paulo Cabral

Contratado como âncora da Bandnews FM, tem em seu currículo passagens por importantes veículos de comunicação do Brasil, como a Rádio Eldorado, Jornal da Tarde, Rádio Bandeirante, Agência Folha, O Globo e o jornal O Estado de S.Paulo. Integrou por vários anos a equipe da BBC Brasil como correspondente internacional.

Paulo Cabral, paulista de Santo André, é formado, desde 1998, em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Em 2012, completa 35 anos, quando assume como âncora da Bandnews FM.

Nos últimos anos, foi correspondente da BBC News para o Brasil, cobrindo o País em inglês para tevê, rádio e internet. Como correspondente da BBC e a cobertura de duas guerras, além da carreira como repórter e produtor.

Como apresentador e produtor do BBC World Service/BBC Brasil, esteve em Londres (2002/2003), foi correspondente em Washington (2004) e no Cairo (2005-2006).

Antes disso, ainda no Brasil, foi repórter de Economia do Jornal de Tarde em 1997, manteve-se na mesma editoria nas sucursais do Rio de Janeiro da Agência Folha, de 1998 a 1999 e do Estadão, entre 2000-2001, além de repórter especial da TV Bandeirantes durante o ano de 2007 a 2008.

Sobre a trajetória no jornalismo conta: "Quando estava em São Paulo trabalhando no Jornal da Tarde, prestes a ser contratado, recebi a proposta de ir para a TV Bandeirantes, no Rio de Janeiro, ganhando menos da metade do salário que recebia. Fui porque queria ir para a praia. Da mesma forma aceitei sair de Londres e ir para o Egito. Desde criança tinha o desejo de morar em um lugar esquisito”.

Como um dos melhores e mais prazerosos trabalhos, aponta a série de reportagens Paulo Cabral no interior do Brasil, um documentário em 40 capítulos para a BBC Brasil. Viajando, atravessou o interior do país fazendo a cobertura de um Brasil às vésperas das eleições presidenciais de 2002.

Paulo fez a cobertura de duas recentes guerras, no Líbano, em 2006 e Iraque, em 2003. Da guerra do Líbano relembra as cenas de dor e destruição ao acompanhar famílias voltando para o que sobrava de suas casas, quando a guerra terminou. A marca das guerras para ele “é o cheiro, é um cheiro de ruína, uma mistura de pólvora, com esgoto e corpos em decomposição”.

Em agosto 2003, quando ainda era morador de Londres, onde fica a sede da BBC Brasil, como repórter da emissora, empreendeu uma viagem pelos rios São Francisco – que ele chama carinhosamente de Velho Chico e Rio das Velhas - seguindo os passos do explorador Richard Burton quase 150 anos depois. Em companhia da produtora Tracey Logan, uma jornalista inglesa. A missão era seguir os rastros do grande explorador do século 19, o capitão Richard Burton, e contar nossas experiências atuais dessa aventura.

A reportagem se baseou no livro de Burton, que também deu nome à reportagem; o título em português de Viagem de Canoa de Sabará ao Oceano Atlântico (no original era Explorations of the Highlands of the Brazil) e que foi publicado pela última vez em 1977 pela Editora Itatiaia e a Universidade de São Paulo.

Todas as noites, Paulo preparava o seu diário na internet, ou blog, e o enviava - por telefone via satélite - para a BBC Brasil e para o BBC News Online, o serviço de notícias em inglês na internet. Contava diariamente o que encontrava no mesmo caminho de Burton.

Como âncora da Bandnews FM, ele começa ainda em 2012, a partir da sede em São Paulo, a missão de editar e ancorar um novo jornal.

Paulo gosta de cantar. Ama a música, é apaixonado pelo samba, se arrisca no pandeiro, mas odeia acordar cedo e não gosta de futebol.

 

 

 

 

Atualizado em novembro/2012 – Portal dos Jornalistas

 

Fontes:

J&Cia – Edição 873, de 21 a 27 de novembro de 2012

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/story/2003/08/030815_velhochicoforum.shtml

http://enjor2008.blogspot.com.br/2008/09/paulo-cabral.html

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)