APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Paulo Calçade

Paulo Calçade

Referência na análise integrada ao viés das Ciências do Esporte, é figura conhecida nos canais de televisão Espn e Espn Brasil. Também trabalha para a rádio Estadão/Espn e assina coluna em O Estado de S.Paulo

Paulo Ricardo Calçade nasceu em 15 de novembro de 1962, em São Paulo (SP). É formado em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, em 1983, e pós-graduado em Treinamento pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (Eefe-USP/SP). É professor-convidado da disciplina Jornalismo Esportivo na mesma instituição. Fez, ainda, cursos de Administração para Profissionais do Esporte na Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP), de Arbitragem na Federação Paulista de Futebol, em 1994, e de Treinador de Futebol no Sindicato dos Treinadores.
 
Começou a carreira profissional na década de 1980 como repórter de A Gazeta Esportiva. Depois, trabalhou para os jornais Diário Popular, Jornal do Brasil e Folha de S.Paulo. Também atuou na rádio Bandeirantes. Adquiriu experiência em tevê com passagens pela Record e Bandeirantes. Em 1994, passou a integrar a equipe da antiga TVA Esportes, que deu origem à atual Espn Brasil. Pelo canal a cabo, cobriu as Copas do Mundo de Futebol da França 1998, da Alemanha 2006, e da África do Sul 2010.
 
Nos canais Espn e Espn Brasil, comanda o Fora de Jogo e participa esporadicamente dos programas Bate-Bola, Linha de Passe, Bola da Vez, Futebol no Mundo e SportsCenter Brasil, além de transmissões de jogos internacionais. Atua, também, na rádio Estadão/Espn, uma parceria estabelecida no ano de 2011, escreve uma coluna no jornal O Estado de S.Paulo, desde fevereiro de 2009, e edita um vlog no portal da Espn, desde julho de 2008. Em março de 2013, passou a apresentar, com Fernando Meligeni, o programa semanal Segredos do Esporte, onde aprofunda a importância do conhecimento científico na formatação das grandes competições internacionais.
 
É membro do Conselho Consultivo do Projeto Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB), um serviço do Museu do Futebol que visa reunir, sistematizar em rede e disponibilizar ao público referências da memória e da vivência do futebol brasileiro.
 
 
Atualizado em novembro de 2012
Fontes:
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)