APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Paulo Castilho

Paulo Castilho

Jornalista especializado em ‘videorreportagem’, lançou uma empresa pioneira na área, em São Paulo. Ministrou cursos sobre a temática, foi escolhido para expor no V Congresso Ibero Americano de Jornalismo na Internet, participou da explicação do tema no manual de jornalismo lançado por Heródoto Barbeiro. Trabalhou por mais de oito anos na TV Cultura, passou pela RedeTV, Buriti Filmes e Portal Tela Brasil; produz conteúdos para a Academia Internacional de Cinema.

Paulo Castilho nasceu em Sorocaba, em 6 de outubro de 1976. Graduado em Jornalismo pela Faculdades Integradas Alcântara Machado, FIAM, SP/SP, em 1998; é pós-graduado em Jornalismo com ênfase editorial Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/SP), em 2011.

Trabalhou na TV Cultura de São Paulo desde 2000. Também atua como pesquisador e agente de divulgação e consolidação da linguagem da videorreportagem. Na TV Cultura produziu matérias para o Metrópolis e para diversos outros programas jornalísticos, como Diário Paulista, Jornal da Cultura, Vitrine, Cultura Meio-Dia, Matéria Pública, Hora do Esporte e Grandes Momentos do Esporte, entre outros. Ficou na Cultura como Videorrepórter por mais de oito anos, até fevereiro de 2009.

Paulo lançou em 2000 uma empresa pioneira em vídeo para web no Brasil a Videojornalista R2Digital, que produz conteúdo no formato videorreportagem, onde o jornalista operou até janeiro de 2007a própria câmera para produzir matérias, em São Paulo.

Em 2003 ajudou a criar a Oficina de Videorrepórteres. Foi um dos primeiros cursos no país direcionado a ajudar na formação de uma nova geração de jornalistas, mais adaptados a essa realidade digital, trazida pelos equipamentos menores de gravação e edição em vídeo. Em 2007, a ideia foi levada para o curso livre de videorreportagem do Senac de São Paulo.

Em 2004 teve um trabalho selecionado para o V Congresso Ibero Americano de Jornalismo na Internet, realizado na UFBA, em Salvador/BA.

Como pesquisador do tema videorreportagem, já colaborou com diversos trabalhos acadêmicos, palestras em semanas de comunicação e matérias sobre o assunto no país.

Devido à escassa bibliografia sobre o tema videorreportagem, colaborou com o jornalista Heródoto Barbeiro, cedendo informações e material de pesquisas para o capítulo 7 do Manual de Telejornalismo: os segredos da notícia na TV, da editora Campus, o primeiro livro do gênero que apresenta um capítulo exclusivo dedicado ao tema videorreportagem.

Na RedeTV! participou da implementação e coordenação do projeto Web Repórter, que ensina jovens jornalistas a produzirem conteúdo para os programas da emissora RedeTV! e para o portal RedeTVi. Ficou na emissora de março de 2009 a abril de 2010.

De agosto de 2011 a Julho 2012 foi coordenador de Mídias Digitais da Buriti Filmes e do Portal Tela Brasil, respondendo pela coordenação editorial e produção de conteúdo. A Buriti Filmes é a produtora de filmes do casal de cineastas Luiz Bolognesi e Laís Bodanzky, idealizadores do Tela Brasil, o primeiro e maior portal de ensino audiovisual gratuito do Brasil.

Desde 2012, como freelance passou a produzir conteúdo para a Academia Internacional de Cinema.

Entre documentários, material especial para televisão e trabalhos desenvolvidos no exterior, destacou no blog a ida para a Índia,  onde integrou a equipe de mídia de Sri Prem Baba, guru brasileiro, que – de acordo com o blog - conquista cada vez mais adeptos pelo planeta.

O objetivo da empreitada, realizada em fevereiro de 2012, foi a gravação de dois documentários: um sobre Sri Prem Baba e sua linhagem espiritual Sacha; o outro, sobre o milenar Kumbh Mela, festival espiritual, onde se reúnem mais de 50 milhões de pessoas em busca de elevação espiritual. Originalmente, o material produzido foi publicado no canal OfficialPremBaba, youtube e no site oficial.

Tem grande experiência na área de videojornalismo: produção de reportagens, documentários e conteúdo multimídia, realizando captação, edição e publicação do material. A rede de interesses de Castilho se estende pelas vertentes digitais da comunicação jornalística e no desenvolvimento de projetos ligados a novas mídias em geral. Em 2014 segue atendendo como Videojornalista Freelance.

 

 

Atualizado em março/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://br.linkedin.com/in/pcastilhojornalista

http://pt.cyclopaedia.net/wiki/Paulo-Castilho-(jornalista)

www.portaltelabr.com.br

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)