APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Paulo Jonas de Lima Piva

Paulo Jonas de Lima Piva

Criador e editor do blog ‘O pensador da Aldeia’, é autor e coautor de vários livros no campo da Filosofia, área em que é mestre pela USP e doutor por Sorbonne, além de pós-doutorado. Entre suas obras estão ‘O ateu virtuoso: materialismo e moral em Diderot’, de 2003, e ‘Ateísmo e revolta: os manuscritos do padre Jean Meslier’, em 2006.

Paulo Jonas de Lima Piva, possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2004), com estágio de doutoramento na Université Paris I - Panthéon - Sorbonne (2003-2004), junto ao Groupe de Recherche sur l'Histoire du Matérialisme, dirigido pelo Prof. Dr. Jean Salem, com financiamento da FAPESP.

Concluiu pós-doutorado junto ao Projeto Temático da FAPESP intitulado O significado filosófico do ceticismo, na Universidade São Judas Tadeu, coordenado pelo Prof. Dr. Plínio Junqueira Smith (UNIFESP), entre os anos de 2005 e 2008. Como professor associado da Universidade São Judas Tadeu, atua na graduação e no programa de pós-graduação stricto sensu em filosofia.

Tem experiência na área de filosofia, com ênfase em Iluminismo francês, atuando principalmente nos seguintes temas: ateísmo, materialismo, ceticismo e niilismo.

É autor dos livros O ateu virtuoso: materialismo e moral em Diderot, de 2003, e Ateísmo e revolta: os manuscritos do padre Jean Meslier, em 2006.

É coautor de Ensaios sobre Filosofia Francesa Contemporânea, de 2009, e do livro O outro como problema: o surgimento da tolerância na modernidade, 2010.

Também participou de Ensaios sobre o ceticismo de 2007, e é um dos organizadores e tradutores do livro Dez provas da inexistência de Deus de 2012. Todas as suas obras foram lançadas pela Alameda Editorial/Fapesp.

Além disso, publicou artigos em revistas especializadas, fez algumas traduções em revistas acadêmicas e escreveu na então “imprensa nanica e militante” de Itapira (SP), o antigo jornal Expressão Regional.

Assinou, entre outros, o artigo Sade: matéria sem culpa, gozo sem limites, na revista Cult – edição 144, e outro na Princí­pios: revista de filosofia – Artigos, v. 16, n. 26 (2009), A não-aposta do ateu: Diderot e a aposta pascaliana.

Criou em 2008 o blog O pensador da Aldeia que antecipa no título: “um panfleto de política, filosofia e outras revoltas. A esperança é desnecessária”. Mantém o espaço com análises sobre fatos políticos, lançamentos de livros e artigos de diversos temas, além de literatura.

O próprio Paulo Piva recomenda no blog: “Mais detalhes sobre outras de minhas obsessões”, clique: http://lattes.cnpq.br/3412281908090498  e https://www.facebook.com/opensadordaaldeia

Paulo Jonas de Lima Piva segue em Itapira, município paulista, de onde mantém o blog O pensador da Aldeia, que traz como subtítulo “Um panfleto de política, filosofia e outras revoltas. A Esperança é desnecessária”.

 

 

 

Atualizado em março/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://opensadordaaldeia.blogspot.com.br/2014/03/os-treze-dias-do-jornalista-flavio.html

http://www.iea.usp.br/pessoas/pesquisadores/paulo-jonas-de-lima-piva

http://sociedaderacionalista.org/2013/07/02/sr-entrevista-paulo-jonas-de-lima-piva/

http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/144/

http://www.periodicos.ufrn.br/principios/search/authors/view?firstName=Paulo&middleName=Jonas%20de%20Lima&lastName=Piva&affiliation=&country=BR

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)