APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Paulo Jorge Dumaresq

Paulo Jorge Dumaresq

Jornalista, dramaturgo e autor de três livros. Atualmente é repórter na produtora de vídeo X-Press TV Comunicação, trabalha na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Natal (Secom)e mantém um blog sobre cultura

O jornalista e dramaturgo Paulo Jorge Dumaresq nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 31 de maio de 1964. Com apenas três meses de vida foi morar em Natal. No ano de 1983 ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde cursou Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo. Iniciou a carreira como estagiário na redação da TV Ponta Negra. Em seguida, foi trabalhar na rádio 96 FM.

Também colaborou no Suplemento Cultural "Nós, do RN...", publicação do Departamento de Estadual de Imprensa do RN, durante seis anos. Depois de experiências no jornalismo, Dumaresq descobriu literatura passando a produzir as primeiras peças e poemas. Em 1991, publicou o livro Parnamodernia (edição do autor). Em 1995, publicou Faltam Sinais em Versos Cálidos & Outras Abstrações (edição do autor).

Desenvolveu ainda importante trabalho no Núcleo de Instrumentistas da Zona Norte, no bairro Igapó, ministrando cursos teatrais para a população daquela área, pelo Projeto Nação Potiguar. O trabalho final da turma de 1999 resultou no clássico shakespeariano Sonho de uma noite de verão, adaptado por Paulo Jorge Dumaresq e encenado por Márcio Rodrigues.

No ano de 2001, os alunos do Núcleo apresentaram a comédia Com um rei na barriga, escrita e dirigida por Dumaresq. Em 2005 foi convidado pela Fundação Cultural Capitania das Artes para dirigir o Auto do Natal, intitulado Jesus de Natal, megaespetáculo a céu aberto, envolvendo mais de 80 artistas em duas apresentações históricas no anfiteatro da Praça Cívica do Campus da UFRN, nos dias 22 e 23 de dezembro.

Em outubro de 2011 lançou livro de dramaturgia com as peças "Repouso do Adônis - Bocas Que Murmuram". Esta ambientada na redação de um jornal impresso.

Atualmente Paulo é repórter na produtora de vídeo X-Press TV Comunicação, trabalha na Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Natal (Secom) e escreve sobre cultura no blog Nariz de Defunto.

 

 

 

Atualizado em fevereiro de 2012 – Portal dos Jornalistas

Informações cedidas pelo próprio jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)