APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Paulo Julio Clement

Paulo Julio Clement

Especializado em Esporte, foi setorista de alguns dos principais jornais impressos do Rio de Janeiro, além de comentarista de rádio e tevê. Foi colunista semanal do jornal esportivo Marca Brasil e comentarista do canal Fox Sports.

(Rio de Janeiro/RJ, 21 de dezembro de 1964 – La Unión/Colômbia, 29 de novembro de 2016)
 
Paulo Julio Moraes Clement, o PJ, nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 21 de dezembro de 1964. Formou-se em Jornalismo em 1990.
 
Iniciou a carreira no Jornal dos Sports (RJ), em 1987, como repórter policial – na época, o periódico tinha um caderno para outras editorias que não o Esporte. Com a extinção do caderno, foi aproveitado na reportagem esportiva, como setorista do Botafogo de Futebol e Regatas.
 
Em setembro de 1988, transferiu-se para o jornal O Dia (RJ), onde ficou até o ano seguinte. Sempre na área esportiva, passou para o Jornal do Brasil (RJ), onde ficou de maio de 1989 até 1991. Ocupou o cargo de setorista nos dois veículos. Em 1991 foi convidado para ser repórter do jornal O Globo (RJ), onde também foi chefe de Reportagem na editoria de Esportes e escreveu a coluna Panorama Esportivo, de 1994 até 2001.
 
Trabalhou no Sistema Globo de Rádio de 2001 a 2004, ocupando os cargos de gerente nacional de Esportes e gerente regional do escritório de Brasília (DF) da rádio CBN, então recém-inaugurada. Depois, foi trabalhar na agência In Press Porter Novelli, assessorando o jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno, entre 2005 e 2007. Paralelamente, em 2005, coordenou o curso de Jornalismo Esportivo da Fundação Movimento Universitário de Desenvolvimento Econômico e Social (Mudes/RJ).
 
Em 2007, passou novamente pela reportagem esportiva do Jornal do Brasil (RJ), chegou a editor de Esportes e, por pouco tempo, foi editor-executivo do jornal. Voltou para o SGR no ano seguinte, desta vez em São Paulo (SP), como comentarista e participante do programa noturno Panorama Esportivo, de fevereiro de 2008 a 2010. Também em 2010, fez parte da equipe de criação do jornal esportivo Marca Brasil (RJ/SP), onde exerceu a função de editor-executivo da versão paulista. Participou de vários programas de debates do SporTV, entre 2010 e começo de 2011.
 
Atuou como comentarista no canal Fox Sports desde o início das transmissões da emissora no Brasil, em fevereiro de 2012. Assinou, também, o blog Bola Dividida com PJ no webportal da Fox Sports, de maio de 2012 a novembro de 2014.
 
Estava no voo que levava os jogadores da Associação Chapecoense de Futebol a Medellín (Colômbia) – onde a equipe catarinense disputaria o jogo de ida da final da Copa Sul-Americana contra o Club Atlético Nacional –, que caiu na madrugada de 29 de novembro de 2016 próximo ao aeroporto internacional da cidade, matando 71 pessoas, entre elas o comentarista.
 
 
Atualizado em novembro de 2016
 
Fontes:
Informações passadas pelo jornalista

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)