Paulo Paiva

    PauloRoberto Barletta Paiva nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais,em 8 de agosto de 1961. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo naPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/ MG).

    O primeiro emprego nojornalismo foi como repórter do jornal Diário do Comércio, em 1986. Após trêsanos, foi convidado para assumir o cargo de editor de Política, onde exerceu asfunções até 1994. No mesmo ano, auxiliou na Campanha Política de um candidatoas eleições para Governador do Estado de Minas Gerais.

    Após o período de campanha,retornou para o Diário do Comércio como editor até 1997. Em 1995, recebeu oPrêmio de Economia da Caixa Econômica Federal referente uma matéria sobre aimportância da Fabrica Italiana Automobili Torino (FIAT) localizada na cidadede Betim, em Minas Gerais. 

    Em paralelo, realizou algunstrabalhos como freelancer para a revista Mercado Comum, que tem como focomatérias sobre administração e economia. Recebeu uma menção honrosa, PrêmioIcatu de Jornalismo Econômico, em 1996, devido à repercussão da matériaproduzida para a revista, sobre a desestatização no Brasil que iria acabar comcargos políticos dentro das estatais.

    Posteriormente, assumiu ocargo de repórter do sucursal da Gazeta Mercantil em Belo Horizonte. Em 2000,foi para o jornal O Tempo como editor do caderno de Política. Após o período dedois anos, assumiu a assessoria de comunicação da empresa Usiminas.

    Retornou para o impresso em2005, como repórter do jornal Estado de Minas. Durante cinco anos que trabalhouno jornal, além de repórter, passou pelo cargo de subeditor e editor deeconomia.

    Em 2010, foi assessor deimprensa da Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais – Fecomércio Minas- órgão de representação do comércio mineiro de bens, serviços e turismo. Noano seguinte, optou se dedicar a escrever o livro biográfico do ex-presidenteda Usiminas, Rinaldo Campos Soares, falecido em abril de 2011, com previsão delançamento para o final de 2012.

    Em junho de 2012, foiconvidado para fazer parte da equipe de editores da revista Encontro, funçãoque vem exercendo desde então.

    O jornalista mantém o blogEconomia e Etc., onde publica noticias, textos ou comentários sobre política eeconomia. Nos momentos de lazer, se dedica a escrever contos e torcer pelo seutime de coração: América Futebol Clube. 

    Atualizado em 23 de outubro de 2012 – Portal dos Jornalistas/ MG.

    Fonte: Informações fornecidas pela próprio jornalista.

    http://www.economiaeetc.com/