APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Pedro Aguiar

Pedro Aguiar

Jornalista multimídia especializado em Internacional. Acumula passagens pela agência EFE, Grupo CBN, Jornal do Brasil e foi professor assistente da Cátedra da UFRJ, período em que publicou o livro Jornalismo Internacional em Redes pela Prefeitura do RJ. Desde 2011 é editor sênior do departamento de Memória da TV Globo/RJ.

Pedro Aguiar nasceu no Rio de Janeiro (RJ) no dia 19 de dezembro de 1981. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ desde 2006 e em Cinema pela mesma instituição naquele ano. Possui mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ concluído em 2010.

A primeira experiência na área foi em 2002 como repórter do website do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro/RJ onde cobriu, em tempo real, as sessões de exibição e entrevistou cineastas, atores e convidados nacionais e estrangeiros do evento. A partir daquele ano cobriu também, na mesma função, as edições de 2003, 2005 e 2006. 

Em 2004 foi estagiário das revistas fluminenses Brasil Nuclear, Sun Microsystems e Cuidados pela Vida, publicações da agência Inventhar Comunicação Digital/RJ. Ainda nesse mesmo ano foi para a agência EFE da capital carioca onde trabalhou como estagiário na redação, edição, revisão e tradução espanhol/português dos conteúdos de texto, áudio e vídeo do veículo de notícias internacional espanhol.

No ano seguinte estagiou no programa multimídia (rotativo) do Sistema Globo de Rádio – CBN/RJ onde teve a oportunidade de trabalhar na Rádio Globo AM, nos jornais O Globo e Extra e no portal GloboOn.

Em seguida, atuou como redator e repórter da editoria de Internacional do Jornal do Brasil. No período lançou o blog Yugoboy para divulgar e comentar assuntos e notícias da área de Internacional. Em 2007 retornou à agência EFE para trabalhar como editor júnior de redação, edição e tradução em espanhol/português.

No primeiro semestre de 2008 foi pesquisador e redator do site Memória Globo na área de cobertura internacional de TV, perfis de correspondentes e editores, entre outros. 

Desse período até 2009 ingressou como mestrando-bolsista na Cátedra da UFRJ onde foi professor assistente de Jornalismo Internacional da graduação da Escola de Comunicação da instituição. Na época, se especializou no tema e escreveu o livro "Jornalismo Internacional em Redes", publicado pela Secretaria Especial de Comunicação Social  da Prefeitura do Rio de Janeiro em 2008.

Entre 2010 e o início de 2011 foi subeditor do website Opera Mundi, especializado em cobertura internacional e política externa. Alguns meses depois foi para o departamento de Memória da TV Globo/RJ onde permanece como editor sênior do projeto.



Atualizado em maio/2012 - Portal dos Jornalistas.
Fonte: 
http://br.linkedin.com/in/pedroaguiar, acessado em maio,
http://yugoboy.wordpress.com/category/viagem-2006/, acessado em maio,
http://pt.scribd.com/doc/86671611/CV-Pedro-Aguiar-jornalista-Portugues, acessado em maio,
http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/cobertura_internacional_novos_desafios, acessado em maio.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)