Pedro Bassan

    Pedro Mudrey Bassan Júnior nasceu em Tupã (SP), em 20 de abril de 1972. Começou no Jornalismo na rádio Tupã, em 1989, antes mesmo de prestar vestibular. A dúvida entre as carreiras de Direito – queria ser diplomata – e Jornalismo fez com que cursasse as duas faculdades ao mesmo tempo durante dois anos. Acabou largando o curso de Jornalismo por um tempo, mas não a paixão por ele. Formou-se em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo (USP/SP) e, três anos depois, voltou para as aulas de Jornalismo e também se formou, desta vez pela Faculdade Cásper Líbero (SP), em 1998. Fez também curso de Locutor no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SP).
     
    Começou a ficar conhecido em São Paulo quando ingressou na rádio Record, em 1991, na equipe do também tupãense Osvaldo Maciel. Ficou três anos e meio na rádio Jovem Pan, até ser chamado para atuar como freelancer no canal Espn Brasil, trabalho que conciliou depois com a rádio Bandeirantes, para onde se transferiu em 1996. Na época, colaborou também com o Canal 21. Destaque na Espn, foi chamado para trabalhar na Rede Globo e escalado para fazer coberturas internacionais. Cobrindo a Fórmula 1, viajou o mundo inteiro. Em 2008, para cobrir os preparativos e a festa das Olimpíadas de Pequim, foi para o escritório da Globo Internacional na China.
     
    A partir de 2009 foi morar em Lisboa, como correspondente da Rede Globo, cobrindo toda a Península Ibérica.
     
    Ganhou três vezes o Prêmio Comunique-se: o primeiro na categoria Jornalista de Esportes – Mídia Eletrônica, em 2006; os outros como Correspondente Brasileiro no Exterior – Mídia Eletrônica, em 2008 e 2010. E duas vezes o Troféu Ford Aceesp: em 1997, na categoria Revelação/Televisão, e em 2004, como Repórter/Televisão.
     

    Em agosto de 2013, Pedro Bassan retornou de Lisboa para o Rio, sendo substituído por André Luiz Azevedo.

    Em agosto de 2012 o Prêmio Comunique-se divulgou entre os finalistas de 2012 Pedro na categoria Correspondente Internacional – Correspondente Brasileiro no Exterior – Mídia Eletrônica.

    Foi eleito em 2015 entre os 'TOP 100' dos '+Admirados Jornalistas Brasileiros'. Votação realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

     

     

    Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    Portal dos Jornalistas – Edição 1028

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/i-premio-comunique-se-i-divulga-finalistas

    https://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/troca-cadeiras-no-jornalismo-da-globo