APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Pedro Mota

Pedro Mota

É repórter da Globo/SporTV em São Paulo (SP) e participou da 2ª edição do projeto Passaporte SporTV, como correspondente do canal no Marrocos. Tem passagens pelas redações paulistanas da MTV e TV Bandeirantes.

Pedro Mota Cortella é paulistano nascido no dia 28 de outubro de 1983. É formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) de Campinas, no interior paulista.

Pedro Mota, como assina, trabalha com televisão e vídeo desde 2005. Tem passagem pela MTV, de 2005 e 2007 e, em seguida, foi repórter de geral na TV Bandeirantes, na capital paulista, até 2010.

No ano seguinte ingressou no jornalismo do canal Globo/SporTV, em São Paulo (SP), onde atuou como repórter por cerca de um ano antes de integrar a segunda edição do projeto Passaporte SporTV do canal. O programa tem como objetivo enviar repórteres a várias lugares ao redor do mundo representando o canal em uma inovadora cobertura dos principais eventos esportivos.

Em fevereiro de 2012, após ser um dos 11 jovens jornalistas escolhidos do programa, partiu para uma temporada de sete meses em Marrocos, na África Setentrional, junto com o jornalista Thiago Crespo, após uma fase de treinamento na emissora; ambos foram os primeiros correspondentes da emissora naquele país.

De Rabat, no Marrocos, Mota foi correspondente de vários programas e telejornais da Globo/SporTV, como o SporTV News, à frente da cobertura dos Jogos Olímpicos, Copa do Mundo e da Eurocopa 2012, além de produzir reportagens e especiais sobre o cenário esportivo do Marrocos e daquela região da África.

Com esse intuito Pedro Mota contou como os marroquinos assistem partidas de futebol, curiosidades culturais e de turismo, realizou entrevistas com personalidades esportivas brasileiras e internacionais; o Rali do Marrocos foi um dos destaques dessa cobertura. E não parou por aí, pois de lá o jornalista percorreu ainda mais setes países noticiando e produzindo especiais sobre a Eurocopa e os cenários esportivos dos lugares visitados como África do Sul, Grécia, Taiti e Itália.

Durante esse período, assim como os colegas de missão, Pedro Mota também compartilhou com os leitores sobre os bastidores dessa aventura no blog Passaporte SporTV.

Após a temporada, o jornalista retomou o posto de repórter na Globo/SporTV e disse em entrevista ao programa Tá na área do canal: “O projeto Passaporte SporTV é um sonho para qualquer jornalista, não só para quem está no começo de carreira”.

Pedro Mota é filho da jornalista Janete Leão Ferraz Cortella e de Mario Sergio Cortella, um dos maiores filósofos do Brasil.

 

 

Atualizado em setembro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://www.facebook.com/stubertz

http://sportv.globo.com/platb/passaporte/tag/pedro-mota/

http://sportv.globo.com/site/busca/?q=Pedro+Mota&cat=b&st=sportv

http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2013/09/brasileirao-ufc-formula-1-basquete-e-muito-mais-neste-sabado-no-sportv.html

http://sportv.globo.com/videos/passaporte-sportv/t/ultimos/v/pedro-mota-fala-da-experiencia-que-adquiriu-no-passaporte-sportv/2520454/

http://sportv.globo.com/site/noticia/2012/05/conheca-quem-viaja-pelo-mundo-na-2-edicao-do-passaporte-sportv.html

http://www.e-dublin.com.br/especial-esportes-de-intercambista-a-correspondente-internacional/

https://plus.google.com/102959703907539321036/posts

http://auladefutebol.blogspot.com.br/

http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2013/07/em-mundial-sem-cerveja-marroquinos-ansiosos-por-chegada-de-ronaldinho.html

http://www.jornalismomovel.com.br/category/band-reporter-celular/

http://ferrazcortella.com.br/janete-leao-ferraz/

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)