APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Pedro Ortiz

Pedro Ortiz

Diretor-geral da TV USP e do Canal Universitário de São Paulo (CNU) além de pesquisador-doutor associado ao LEER ? Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto. de História ? FFLCH/USP), faz a Coordenação pedagógica dos cursos da entidade.

Pedro Henrique Falco Ortiz, ou na assinatura resumida, Pedro Ortiz, é jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP, documentarista e diretor de TV, em 1990. Mestre em Integração da América Latina – Área de Comunicação e Cultura, pela Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), com a tese: Zapatistas On-Line: uma análise sobre o EZLN e o conflito em Chiapas, sua presença na Internet e a cobertura da imprensa mexicana, argentina e brasileira. Ano de Obtenção: 1997. Doutorado em Integração da América Latina (Conceito CAPES 4), Universidade de São Paulo, USP/SP. Título: Programa de Índio - Cultura e Identidade Indígenas nas Cidades (Presença de Populações Indígenas na Produção Audiovisual, nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e Santiago do Chile: Pancararus e Mapuches). Ano de obtenção: 2005.

Pedro é Diretor-geral da TV USP e do Canal Universitário de São Paulo (CNU) e Diretor-financeiro da ABTU – Associação Brasileira de Televisão Universitária, além de pesquisador-doutor associado ao LEER – Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação (Depto. de História – FFLCH/USP). O vínculo institucional com a USP teve início em 2002.

A partir de 2006 assumiu a cátedra como professor de Telejornalismo da Faculdade Cásper Líbero na qual também é pesquisador junto ao Centro Interdisciplinar de Pesquisa, com estudos sobre a TV Pública no Brasil. Integra os Grupos de Pesquisas Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão (FCSCL) e Cinema e Educação: aprendizagem, memória e formação estética (UESB).

De 1989 a 2000, foi correspondente na América Latina da agência-cooperativa de jornalistas Acopi, de Buenos Aires, realizando coberturas e reportagens especiais no Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Peru e México para jornais, revistas e emissoras de rádio destes países.

Trabalhou para Folha de S.Paulo, Gazeta Mercantil e TV Bandeirantes, além de produtoras independentes de TV e documentários, no Brasil e no exterior.

Em abril de 2013 foi o coordenador pedagógico do 7º Curso Descobrir a Amazônia – Descobrir-se Repórter, realizado pela Oboré em parceria com o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e com a Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Coordena o projeto desde a primeira edição.

Pedro Ortiz traz na bagagem três livros publicados: Da leitura crítica dos meios de comunicação à Educomunicação no Brasil, pela editora Communicare (São Paulo), 2011; Das montanhas mexicanas ao ciberespaço. Estudos Avançados , Impresso pela USP, em 2005; e  TV USP - Perspectivas e desafios futuros de uma TV Universitária, pela Revista USP,2004. Organizou a edição do livro Zapatistas A Velocidade do Sonho. Brasília- DF, assinado por Marco Fernandes Brige e Rogério Ferrari, publicado pela editora Tesauros/Entre Livros, em 2007.

 

Atualizado em abril/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia

http://www.obore.com.br/projetos/7-reporter-do-futuro/

http://www.maxpressnet.com.br/Jornalista/Visualizar.aspx

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4763848H1

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)