APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Plínio Bortolotti

Plínio Bortolotti

Diretor Institucional do Grupo de Comunicação O Povo, jornal, rádios e TV, é responsável pelo projeto Novos Talentos para estudantes de Jornalismo da instituição.

Plínio Bortolotti nasceu em Pirangi (SP), em 1956. Formou-se em Jornalismo pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam/SP) e concluiu pós-graduação em Teoria da Comunicação e Imagem na Universidade Federal do Ceará (UFC/CE).
 
Funcionário da Caixa Econômica Federal (CEF), onde trabalhou por 20 anos, foi transferido para Fortaleza (CE) em 1981. Participou do movimento sindical, chegando a ocupar em 1989, a diretoria do Sindicato dos Bancários do Ceará, integrando a chapa da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Idealizou e criou a produtora Rádio Extra, responsável pelo programa Rádio Bancários, que continua indo ao ar na rádio Universitária (CE). Foi, ainda, o primeiro assessor de Imprensa da CUT no Ceará.
 
Desligou-se da Caixa e passou a se dedicar exclusivamente ao Jornalismo em 1997. Entrou para o Grupo de Comunicação O Povo, constituído por jornal, rádios e emissora de televisão, como repórter. Sucessivamente, passou pelos cargos de editor de Cotidiano e de Opinião, e ombudsman por três mandatos, de 2005 a 2007 do jornal O Povo (CE). Em 2009, passou a assessorar a presidente do grupo, Luciana Dummar, e depois assimiu a função de diretor institucional da empresa. Participou do lançamento da revista O Povo Cenário, que cobre parte do Nordeste brasileiro, em abril de 2012
 
Escreve um artigo semanal para a editoria de Opinião e assina a coluna Menu Político no caderno People. Mantém o blog que traz o seu nome, alocado no site de O Povo online desde 2008.
 
É âncora do Debates do Povo e comentarista do Revista O Povo, programas diários da rádio O Povo/CBN (CE), desde setembro de 2015.
 
Integra o Conselho Editorial do jornal e coordenou o Conselho de Leitores entre 2008 e 2015. É responsável pelo projeto Novos Talentos para estudantes de Jornalismo.
 
Foi diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), entre 2008 e 2011.
 
É Cidadão Cearense, por título concedido pela Assembleia Legislativa do Estado em dezembro de 2010.
 
Foi ainda professor de Jornalismo na Faculdade Integrada do Ceará (FIC) e nas Faculdades Nordeste (Fanor), ambas de Fortaleza.
 
 
Atualizado em setembro de 2016
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)