APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Plinio Fraga

Plinio Fraga

Repórter de política do portal Yahoo, assina o ‘Blog do Plínio no Yahoo’. Começou a carreira na Folha de S.Paulo, onde trabalhou por 20 anos, em duas temporadas e chegou a editor da Primeira Página e chefe de Redação da sucursal do Rio. Foi também editor de Política do Jornal do Brasil, esteve na revista piauí e no jornal O Globo. Elabora biografia de Tancredo Neves a ser publicada pela editora Objetiva.

Plinio Fraga nasceu em 1968, é bacharel em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora, desde 1990 e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Começou a trabalhar em 1989, entrou na Folha, em 1990 onde “primeira vez que eu escrevi uma matéria no computador”, lembra-se.

Atuou na área de política da Folha de S.Paulo, na editoria Brasil, da qual foi repórter, editor-assistente, editor-adjunto e editor, Nesse período participou da cobertura de oito eleições, inclusive as presidenciais de 1994, 1998 e 2002. Ficou na Folha por mais de 10 anos. Na Folha foi ainda secretário-assistente de Redação, fechando a Primeira Página. Deixou o jornal em janeiro de 2001 para ser editor de Política do Jornal do Brasil na gestão de Mário Sérgio Conti.

No JB ficou por pouco tempo e retornou ao jornal Folha S.Paulo em outubro do mesmo ano como repórter especial para cobrir a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva. Lá foi também secretário de Redação e coordenador da Sucursal do Rio da Folha de S.Paulo, entre 2005 e 2011. Em seguida, após fevereiro de 2011, começou a trabalhar na revista Piauí como repórter especial.

Foi jornalista de O Globo, no Segundo Caderno desde outubro de 2012. Em julho de 2014 o Yahoo anunciou o nome dele como parte da equipe que ficará responsável pela cobertura eleitoral deste ano. Passou a integrar o portal assinando o Blog do Plínio no Yahoo. Chega no Yahoo com responsabilidade de explorar pontos que passaram despercebidos, minimizados ou ocultados pela narrativa jornalística do dia a dia.

Escolhido pela capacidade de interpretar fatos políticos de maneira sensata vai ficar focado nos detalhes, que podem surgir em um comício, em uma frase dita, que faça um contraponto a um discurso, a um dado, a uma ideia estabelecida.

Além do Plinio Fraga, passam a integrar a redação do portal os blogueiros e colunistas Rogério Pacheco Jordão e Matheus Pichonelli.

A cobertura da campanha eleitoral de 2014 será a décima quarta que participa desde 1989. Finaliza a biografia de Tancredo Neves, a ser publicada pela editora Objetiva.

 

 

Atualizado em julho/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://br.noticias.yahoo.com/blogs/plinio-fraga/

http://controversasreportagem.blogspot.com.br/2013/05/plinio-fraga-e-o-jornalismo-de-raiz.html

J&Cia Edição 868, de 17 a 24 outubro/2012

http://br.linkedin.com/pub/pl%C3%ADnio-fraga/49/583/160 http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-56/quem-faz  http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/835812-reporter-especial-da-folha-fala-hoje-as-17h-sobre-os-ataques-no-rio.shtml  http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u9669.shtml

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)