APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rafael Andrade

Rafael Andrade

Freelance em Paris onde dedica-se a estudos, antes foi repórter do Caras Online, site da revista caras, subeditor de cultura do portal do Estadão. Já passou pelas tevês Gazeta e Cultura, além do Portal Limão, aposta do Grupo Estado para o segmento jovem.

Rafael Oliveira Andrade nasceu em São Paulo, faz aniversário no dia 19 de agosto. Se formou jornalista pela Faculdade de Comunicação Social da Fundação Cásper Líbero, em 2002.

Sua primeira experiência em jornalismo foi na produção do Em Questão, programa apresentado pela jornalista Maria Lydia, que debatia, ao vivo, temas de interesse público na hora do almoço. Participou, in loco, da cobertura da posse de Marta Suplicy como prefeita de São Paulo.

Em 2001 entrou para a Agência Estado, onde foi editor-assistente do Diário do Passado, página online com fatos que marcavam a data, dez anos antes. O produto fazia parte de uma primeira tentativa do jornal de organizar os arquivos digitais do Estadão e do Jornal da Tarde existentes na época. Ainda trabalhou nas madrugadas do portal Estadão.com.br. Nessa posição, por meio de agências, produziu notas sobre a Guerra do Iraque e os atentados em Madri.

Ficou por um ano em Londres, para aperfeiçoar o idioma. No retorno ao Brasil, atuou como subchefe de reportagem na TV Gazeta, como substituição de férias na equipe do Jornal da Gazeta.

Foi, também, subchefe na tevê Cultura onde coordenou as equipes de reportagem e da rádio escuta na produção dos programas Cultura Meio-Dia, Cultura Noite e Jornal da Cultura. Participou ainda das coberturas de posse de José Serra como governador de São Paulo, do acidente nas obras da estação Pinheiros do Metrô e da tragédia do vôo 3054, da TAM, em Congonhas.

Trabalhou como tradutor para a Ponto & Vírgula Comunicação entre dezembro de 2007 e janeiro de 2008, e foi assessor da Anexo Comunicação.

Ingressou em O Estado de S.Paulo em 2008 como repórter e redator. Na época foi contratado para a produção de conteúdo de entretenimento e música, em texto e vídeo, para o portal Limão.com.br, aposta do Grupo Estado para o segmento jovem. Desenvolveu e editou um especial sobre a cantora Madonna, que voltava ao Brasil após 15 anos, e também um outro que reunia material multimídia sobre Woodstock, pela ocasião dos 40 anos do festival.

Em 2009 assumiu como editor-adjunto do portal Limão e, em seguida, passou ao cargo de editor. Nessa posição, chegou a participar de um projeto de redesenho e reposicionamento do site, que incluiu um processo de pesquisas e desenvolvimento de um novo layout junto à equipe de web designers da empresa. Por uma decisão estratégica, o Grupo Estado decidiu não dar continuidade aos investimentos no produto, e Rafael acabou optando pela transferência para a editoria de Cultura do portal Estadão.com.br.

Na editoria de cultura atuou como subeditor e repórter e fez reportagens com enfoque em música e outras vertentes do universo pop. Teve a oportunidade de acompanhar a morte de Amy Winehouse pelo Brasil e também cobriu shows de Shakira, Black Eyed Peas e The Cranberries.

Em julho de 2011 atuou como repórter do Caras Online, site da revista caras onde, além de produzir notas e reportagens sobre celebridades e entretenimento, realizou entrevistas com diversos artistas, entre eles Gwyneth Paltrow, Anderson Silva, Lindsay Lohan, Thalía, Claudia Raia, Thiago Lacerda, Lilia Cabral e Astrid Fontenelle.

Deixou a Caras e foi morar em Paris, num período sabático de estudos. De lá continua frilando para a TV1.

 

 

 

Atualizado em maio/2013 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações fornecidas pelo jornalista

http://br.linkedin.com/in/rafandrade

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)