APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rafael Arbulu

Rafael Arbulu

Atua no universo de jogos eletrônicos e entretenimento. É editor do blog Up To Tech e analista da T-Systems do Brasil. Já passou por diversas empresas e entidades: Edelman, Ketchum, Sky Brasil, TechTudo, Tambor Digital, Olhar Digital, Burson-Marsteller, Media Risk e Diferati Publishing.

Nascido na cidade de São Paulo (SP), em 13 de julho, Rafael Arbulu Marcondes é bacharel em Jornalismo pela Universidade Paulista (Unip/SP).
 
Aficionado pelo universo de jogos eletrônicos e entretenimento, ainda no período da faculdade foi revisor freelance das dicas de jogos da revista PSW da editora Digerati, entre junho e dezembro de 2006. Em março de 2008 foi contratado como redator pela Tambor Gestão de Negócios e logo depois, em novembro do mesmo ano, foi promovido a editor. Lá exerceu as atividades de produção, edição e gerenciamento de conteúdos voltados para o mercado do entretenimento e tecnologia. Pela Tambor atuou no canal MSN Jogos, Escreveu também para os sites PC Magazine, Herói, Nintendo World, Movie e Bis. Também escrevia matérias para as revistas EGW (antes chamada EGM Brasil), Nintendo World e PC Magazine (descontinuada). Ficou nessas funções até agosto de 2009.
 
Em fevereiro de 2010 retornou à Tambor Gestão de Negócios como editor online e editor assistente atendendo quase os mesmo clientes de games, até junho de 2010. Entrou para a agência internacional Burson-Marsteller Brazil em agosto de 2010 como executivo de contas pleno, fazendo o atendimento em Relações Públicas, Assessoria de Imprensa e construção de Relacionamento com a Mídia. No período, até outubro de 2011, atendeu os clientes: Konami, Plantronics, Locaweb, Siter e Canonical, e participou de eventos do segmento de games, entre eles Linux Conference 2010, Konami Gamers Night, Konami Pre-E3 Conference, 13º Encontro de Profissionais da Internet – Locaweb. Atuou nos segmentos de TI, Tecnologia, Ciência, Videogames, Diversão & Arte, Negócios, Dinheiro, Economia e Mídias Sociais.
 
Migrou em outubro de 2011 para o Olhar Digital onde produziu pautas sobre o setor para o site e para o programa homônimo, exibido aos domingos, na RedeTV!. Atuou como repórter na produção de notícias com foco em pautas voltadas à segurança em redes sociais, cibercrimes e novas tecnologias. “Também abordei em minhas matérias tópicos voltados à startups de conceito inovador e artigos técnicos como tutoriais e reviews” diz. Ficou na Olhar até abril de 2012.
 
Foi para o TechTudo, no site de tecnologia da Globo, que oferece informações sobre jogos, eletrônicos, celulares, software, tevê, internet e downloads. Ficou lá como colaborador por mais de uma ano, entre abril de 2012 e janeiro de 2013,, fazendo a atualização de hardnews para a home. Produziu pautas exclusivas voltadas ao mercado tecnológico de usuário final, redação de notas, cobriu eventos e fez entrevistas em diversos formatos.
 
Fez coberturas esportivas dos principais eventos televisionados pelo serviço de assinatura SKY Sports, com atualização “lance a lance” em redes sociais como Twitter e Facebook. Ocasionalmente, atualizava os resultados das rodadas do Campeonato Brasileiro e competições de futebol no site. Atuou na Sky de julho de 2012 a janeiro de 2013 como colaborador, período em que destaca a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
 
De janeiro de 2013 a abril de 2014 atuou na Ketchum como executivo de atendimento pleno.  Coordenou o de relacionamento com a imprensa para clientes como PPG Industries, líder global na produção de tintas e revestimentos; e HDI Seguros, quinta maior seguradora de automóveis do Brasil. Nas atividades realizadas diariamente estavam a produção, edição e divulgação de press releases e cases de sucesso, o alinhamento de estratégia e as key messages dos clientes. Está também na coordenação e suporte em eventos como coletiva de Imprensa e goodwill meetings, além do atendimento proativo da Imprensa, posicionando os clientes como referências de mercado. Colaborou nos eventos da rede Burger King e para Riot Games, detentora do League of Legends, um jogo PvP competitivo, de batalha de arena multiplayer online (Moba).
 
Em abril de 2014, ingressou na Edelman como o executivo de atendimento sênior da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), mas ficou pouco tempo. Tornou-se, em janeiro de 2015, executivo de contas sênior da S2Publicom, onde coordenou as atividades de Relações Públicas e Governamentais para diversos clientes, como a Turner Broadcasting, Novartis e Siemens, também por pouco tempo.
 
É, desde junho de 2005, editor do blog Up To Tech, onde escreve sobre o mercado global de TI, cobrindo todos os seus aspectos em uma linguagem simples e fácil de se entender. Também atua como analista sênior de Marketing e Comunicação na T-Systems do Brasil, desde novembro do mesmo ano, responsável pela coordenação de todos os aspectos externos da comunicação, bem como a divulgação de tudo o que é pertinente à filial brasileira para a matriz na Alemanha.
 
Paralelamente, trabalha como jornalista freelancer, relator público e tradutor.
 
 
Atualizado em abril/2014 – Portal dos Jornalistas
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)