APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rafael Garcia

Rafael Garcia

Repórter de Ciência sênior por mais de 20 anos, nove deles só na Folha de S.Paulo. Foi redator do blog ‘Teoria de Tudo’, também da Folha. Antes, editor-assistente na redação brasileira da revista Scientific American e correspondente da Folha São Paulo em Washington (EUA).

Rafael Garcia é formado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Arte, ECA-USP, foi bolsista do programa Knight de jornalismo científico no MIT, Massachusetts Institute of Technology.

Rafael está na Folha desde maio de 2006. Foi correspondente da Folha S.Paulo em Washington (EUA) e, no mesmo período, editor-assistente na redação brasileira da revista Scientific American.

Segue como colaborador de Ciência do jornal e mantém o blog Teoria de Tudo, sobre Conhecimento, Teorias e Análises. O blog produzido por Rafael “mostra novidades e 'pérolas' científicas que às vezes acabam ficando perdidas no turbilhão do noticiário”. Confirmando o nome do blog, o conteúdo é bem diversificado e apresentado em uma linguagem coloquial fácil de absorver.

Numa resenha sobre o livro A História do Mundo em 100 Objetos, escrito por Neil MacGregor, a quem Rafael se refere como “o guardião do Museu Britânico” referindo-se ao escritor que é diretor do Museu. Ele recomenda a leitura mas assinala: “É um bom livro, mas um pouco torturante de ler (e ver) para quem não mora em Londres. Apreciadores de arqueologia que só têm a oportunidade de visitar o museu uma ou duas vezes na vida se dão conta de que é preciso uma outra vida para ver tudo o que há de interessante lá”. Porém o mais interessante no post é a entrevista com o britânico, que conta fala da importância do museu para a história da humanidade.

Migrando para outro tema, Rafael trouxe sob título DisqueV” para voar os pássaros íbis-eremitas, uma ave do Mediterrâneo, e a teoria que evidencia que o plano de voo das aves em formação em “V” é puramente aerodinâmico. Abordou em outro texto as modificações climáticas fundamentadas no estudo científico do climatologista Mark Higgins, que no blog é apresentado em vídeo. Abordou também os diferentes padrões de conectividade femininos e masculinos.

Rafael Garcia ficou fora do País por três anos – um como bolsista da Fundação Knight no MIT, Massachusetts, e outros dois em Washington. Retornou ao Brasil com a esposa, Luciana Coelho, também jornalista, em março de 2013.

Com as modificações implementadas pela Folha de S.Paulo, Rafael Garcia, o repórter de Ciência sênior , mais de 20 anos de jornalismo (mais de 10 na cobertura especializada), deixou o jornal em abril de 2015. Em sua segunda passagem pela casa, estava na Folha desde 2006 após ter trabalhado na Scientific American, revista Galileu e, mais recentemente, colaborado para a revista britânica "Nature", a principal do setor. O novo contato  com Rafael é pelo email rafaelfgarcia@gmail.com .

 

Atualizado em abril/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://teoriadetudo.blogfolha.uol.com.br/

https://www.facebook.com/rafagarc

https://twitter.com/rafagarc 

Jornalistas&Cia - Edição 886

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)