APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rafael Sânzio

Rafael Sânzio

Editor de Economia do Jornal Hoje em Dia com vasta experiência em coberturas para a mídia impressa. Cobre a área de Economia desde fevereiro de 1997, com experiência nas funções de repórter, editor- adjunto e coordenador de economia. Durante a carreira, foi agraciado com grandes prêmios e homenagens.

Rafael Sânzio Cunha Bello nasceu na cidade de Piumhi, Minas Gerais, em 30 de outubro de 1971. Filho de jornalista, cresceu em contato com a profissão. Seguir a carreira foi uma escolha natural.

Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (Fafi-BH) e cursou pós- graduação em Gestão Estratégica da Comunicação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Possui MBA em Informações Econômico- Financeiras e Mercado de Capitais pela Fundação Instituto de Administração (FIA/SP).

O primeiro emprego no jornalismo foi como estagiário da Rádio Alvorada, onde permaneceu por menos de um ano. Posteriormente, já formado, trabalhou como Gerente de Negócios no Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge). Nessa época também fazia trabalhos freelancer para alguns segmentos da área de comunicação.

Cobre a área de Economia desde fevereiro de 1997, quando foi contratado na equipe de reportagem do jornal Hoje em Dia.

Durante 14 anos, foi responsável pela produção de reportagens e análises sobre a macroeconomia, atividades empresariais no país, a movimentação do mercado financeiro local, nacional e internacional, energia elétrica, petróleo, dentre outros assuntos.

Em maio de 2010, foi promovido a Editor-adjunto e Coordenador da editoria. Três meses depois, foi convidado a assumir o cargo de Editor de Economia, função que vem exercendo desde então.

Acumula prêmios de destaque no currículo, tais como: Prêmio Bovespa de Jornalismo (2002), com a reportagem “Golpe Milionário com Ações das Teles”; Prêmio Apimec (2003), concedido pelos membros da Apimec- MG por meio de votação; 1º lugar no Prêmio Madeira de Jornalismo, com a reportagem “Demanda por Madeira cria Poupança Verde”; foi finalista do Prêmio Onip de Jornalismo (2010), também nas edições de 2005 e 2007; e foi finalista do Prêmio Caixa de Jornalismo Social, com a reportagem “Cidades dos Sem Banco”.

Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, ele destaca a matéria que fez sobre a Máfia dos Combustíveis, em 2002, que mostrava toda a operação feita pelos criminosos. Foi a primeira matéria sobre o assunto publicada em Belo Horizonte e resultou no início das investigações policiais.

 

 

Atualizado em maio de 2012 - Portal dos Jornalistas/MG

Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)