APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Rafael Sarmento

Rafael Sarmento

Ilustrador do surreal e do fantástico, teve trabalhos publicados nas páginas do Mundo Estranho. Para ganhar o mundo das artes plásticas, mudou-se para Buenos Aires

Rafael Sarmento nasceu em Santa Maria (RS) e mora em Buenos Aires (Argentina).

Embora fosse evidente a todos o seu pendor artístico, não se imaginava vivendo as artes visuais. Por isso, desenvolveu um processo intuitivo de aprendizagem, que alia o exercício técnico à maneira como interpreta visualmente a arquitetura da realidade. Desta forma, sente-se mais afetado do que influenciado pelos artistas com quem tem afinidades: como Alphonse Mucha (1860-1939), John Singer Sargent (1856-1925), William-Adolphe Bouguereau (1825-1905), Alex Kanevsky, Kent Williams e Javier Marin.

A escultura, a fotografia e a música também sustentam sua criatividade, tanto ou até mais do que a pintura. Fascina-lhe mexer com o imaginário das pessoas, tentando fazer com que se comuniquem com elas mesmas, aproximando, assim, seu trabalho ao surreal ou ao fantástico.

Depois de quatro anos trabalhando no mercado editorial e no de concept art para games em dois estúdios que criou com amigos ilustradores, decidiu dedicar maior parte de seu tempo ao trabalho como artista plástico para galerias de arte. Faz ilustração e desenho apenas como freelancer.

Seu trabalho editorial mais recente pode ser apreciado nas revistas Mundo Estranho, IdeaFixa, na americana Clarkesworld Magazine, na mexicana NOW, na australiana Exotique 6, na francesa Artbook CFSL e nas britânicas Popshot, Digital Artist e Imagine FX.

É autor do conto ilustrado Um Olhar para Colorir, que faz parte do livro Fabular: Histórias pela Natureza (Fabular, 2011), só com autores de Santa Maria.

Mantém o blog Brave New Year no portal Blogger.


Atualizado em fevereiro de 2012.
Fonte:

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)