APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Ralfo Furtado

Ralfo Furtado

Pós-graduado em comunicação é cartunista e coautor do livro Ralfo - 8 Anos de Humor. Apresenta o Programa São, exibido pela web TV allTV, de São Paulo. Atuou no O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde.

Nascido na cidade de São José do Rio Preto (SP), em 18 de julho de 1959, Ralfo Furtado se formou no curso de jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Londrina/PR, em 1987, é pós-graduado em comunicação jornalística pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero (Facasper) - São Paulo/SP, além de ser advogado formado pela Faculdade de Direito Rio-Pretense - São José do Rio Preto/SP.
 
Dez anos antes de se matricular na faculdade de comunicação social, em 1977 atuou como assessor de imprensa na Prefeitura da Cidade de Nova Granada (SP), cargo que manteve por dois anos. Paralelamente, em 1978, atuou como chargista no jornal Dia e Noite, de São José do Rio Preto, e fundou e editou o jornal O Estopim, de Nova Granada.
 
Foi contratado em 1980 pela Prefeitura da Cidade de São José do Rio Preto para exercer a função de assessor de comunicação. Em seguida, entre 1983 e 1984, atuou como editor de geral e chargista político no jornal rio-pretense Diário da Região. Em 1985 iniciou na revista Carga Pesada, voltada para a indústria de caminhões, onde desde então é cartunista.
 
Se mudou para São Paulo (SP) e, em novembro de 1987, integrou a equipe de comunicação da Federação das [das Santas Casas de] Misericórdias do Estado de São Paulo, mantendo-se no cargo de assessor de imprensa até maio de 1993. Em 1988 foi repórter de geral no Jornal da Tarde, do Grupo Estado, e colaborou com reportagens de turismo n’O Estado de S.Paulo. No mesmo ano passou a colaborar para dois jornais do interior paulista: A Tribuna, de Nova Granada, e A Imprensa, de Palestina, onde mantém a atividade de jornalista responsável.
 
Foi sócio-diretor da Charge - Comércio, Produções e Editora entre dezembro de 1989 e 1996. Lá, foi editor do Jornal do Centro, distribuído na região central de São Paulo, e, paralelamente, entre 1990 e 1992, atuou na assessoria de imprensa da Santa Casa de Itapeva (SP).
 
Em 1997 expandiu o campo de atuação no jornal A Tribuna e passou também a produzir charges para o veículo. Foi apresentador na Rede Mundial de Comunicação em 2001 e, desde 2006, comanda o Programa São, exibido pela web TV allTV. O semanal trata de assuntos relacionados a filmes, séries de TV e desenho animado.
 
Além do jornalismo, Ralfo ministra aulas de Metodologia Científica, Língua Portuguesa e Computação Gráfica na universidade Uniradial-Estácio. É coautor do livro Ralfo - 8 Anos de Humor, publicado em 1984 pela editora Verbo, que contempla uma coletânea de charges feitas por ele.




Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)