APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Raquel Brust

Raquel Brust

É repórter fotográfica, blogueira e artista multimídia, autora do projeto 'Giganto' de intervenções urbanas. É vencedora do ProAC 2008 de Artes Visuais.

Raquel Brust é gaúcha de Porto Alegre (RS). Antes mesmo de estudar Jornalismo na Famecos/PUC-RS já produzia fotografias e ali aperfeiçoou o conhecimento técnico ampliando o seu talento.

Nesse período, Raquel passou a incorporar o vídeo e as instalações às suas produções e se tornou uma profissional/artista multimídia, posteriormente reconhecida em âmbito internacional.

Em 2008 criou o projeto Giganto de intervenções urbanas composta por exposição de fotografias hiperdimensionadas. O trabalho consiste em utilizar a arquitetura da cidade como suporte para uma exposição fotográfica que reage à paisagem e interage com o público, rompendo padrões de comportamento pré-estabelecidos, tanto com a arte, o meio urbano como com o público. “A proposta do Giganto é de uma fotografia ativa, onde obra e espectador se confundem” , disse em entrevista a portais de notícias.

Premiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, no ProAC 2008 de Artes Visuais, desde então o Giganto foi apresentado em exposições individuais pelas seguintes galerias: Sesc Santana (2012, São Paulo); TED@São Paulo (2012, São Paulo); Festival Foto em Pauta (2012, Tiradentes/MG); Galeria Emma Thomas (2012, São Paulo); Festival Paraty em Foco (2011, São Paulo); nas coletivas Geração 00 – A Nova Fotografia Brasileira (2011, São Paulo); e Mostra Sesc de Artes (2010, São Paulo), ente outros.

No cenário internacional, Londres recebeu em agosto de 2010 dois Gigantos, um em Old Street e outro em Whitechapel.

Em outubro de 2013 os retratos do projeto Giganto, com seis metros de altura por três metros de largura cada, foram instalados embaixo do Elevado Costa e Silva, o Minhocão de São Paulo (SP). Composta de 20 fotos gigantes de closes de moradores dos prédios, de trabalhadores do entorno e até de moradores que habitam o Minhocão, o projeto fez parte do Festival Internacional PhotoEspaña e aconteceu simultaneamente no Brasil e na Espanha incluindo cursos, palestras, debates e instalações de vídeo e imagens.

Os Gigantos e outras obras de Raquel assim como as produções fotográficas e audiovisuais estão postadas nos websites Flavors.me e Raquel Brust.

 

 

 

Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

www.raquelbrust.com

https://twitter.com/flocosemelhante

www.projetogiganto.wordpress.com

http://projetogiganto.com/about/

http://flavors.me/raquelbrust#e28/youtube

http://catracalivre.com.br/sp/muito-mais-sao-paulo/indicacao/projeto-fotografico-mostra-os-rostos-do-minhocao/

http://pontoeletronico.me/2011/11/16/ponto-entrevista-raquel-brust/

http://feest.com.br/4-Varal-de-Clics-Clic-Clube-9-Encontro-Fotroca-Sao-Paulo-SP-26-10

http://www.institutopinheiro.org.br/eventos/raquel-brust-giganto/#.UmUw8f1Tv5o

http://girasp.com.br/2013/10/fotografa-raquel-brust-apresenta-os-desconhecidos-do-minhocao/

http://fotoempauta.com.br/

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)