APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Raquel Ayres

Raquel Ayres

Atuou no jornal Metro, como subeditora. Também foi editora-adjunta da revista ‘Viver Brasil’ para as editorias de Comportamento, Cultura, Moda e Gastronomia, por quatro anos. Fez especialização em jornalismo em Dublin/Irlanda. Antes foi repórter e redatora da revista ‘Encontro’ durante três anos em meio, desenvolvendo reportagens especiais para a publicação de luxo ‘Robb Report’ em viagens para o México, onde entrevistou o ator Antonio Banderas; para o Chile, Espanha e França.

Raquel Ayres possui duas graduações universitárias: em Relações Públicas e Jornalismo, área em que atua, de fato, ambas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte, (UNI-BH). Também é pós-graduada em Comunicação e Gestão Empresarial e Comunicação Corporativa pelo Instituto de Educação Continuada (IEC), PUC-Minas. Por um ano, a partir de fevereiro de 2013, estudou Conversação e Escrita Avançadas pela English Language Course in ISI Ireland, escola reconhecida pelo Advisory Council for English Language Schools (ACELS), em Dublin/Irlanda. A ISI é uma das cinco escolas a fazer parte do guia especializado STM Star, English Language School Europe, de 2014.

Ao retornar ao Brasil passou a trabalhar no Metro Jornal, como subeditora e repórter, responsável pela edição do caderno Foco (editoria de Cidades) com seleção e desenvolvimento de pautas, apuração e atividades próprias da reportagem. Edição de todas as matérias do caderno. Apoio ao editor-executivo na edição diária dos cadernos de Brasil, Economia, Mundo, Cultura e Esportes.

Está se especializando em Técnicas Básicas em Jornalismo de Dados, ministrado pelo Centro Knight/Google, em curso até setembro 2015. Faz parte de um grupo de estudos que coloca em prática a teoria aprendida.

Na revista Viver Brasi trabalhou de setembro 2008 a 2012, para as editorias de Comportamento, Cultura, Moda e Gastronomia, além de escrever também para as publicações da editora VB Comunicação (Viver Brasil, Viver Casa, Viver Fashion). Quando deixou a revista rumo à Irlanda para estudar, ocupava a função de editora adjunta. Entre as reportagens especiais para a revista Robb Report, representada pelo grupo VB Comunicação, cobriu a entrevista coletiva com o ator Antonio Banderas no resort Iberostar Grand Hotel Paraiso, no México. Participou da Funtrip para o Chile, a convite da Fiat Automóveis, para o lançamento do novo Siena. Participou também da Funtrip a convite da Rail Europe para conhecer as linhas de trem que ligam Espanha (Madrid, Valladolid, Saint Emilion) e França (Biarritz, Bordeaux, Nantes, Rennes, La Rochelle, Saint Malo e Paris).

Foi repórter e redatora da Revista Encontro por três anos em meio, atuando, também, nas editorias de Comportamento, Cultura, Arte, Gastronomia, Moda, Decoração e Saúde para as publicações da editora ‘Encontro Importante’, entre de junho de 2005 até setembro de 2008.

Em 2006 trabalhou para a revista customizada Conceito Top, com foco no mercado imobiliário.  Entrevistando a escritora Danuza Leão. Em 2007 escreveu para revista Total Magazine, período em que destaca a reportagem sobre A Volta dos Musicais para a revista de bordo da Total Linhas Aéreas. Para a revista Misbella em São Paulo fez produção, apuração e redação de matérias para lançamento da publicação de moda focada em adolescentes.

Em 1998 desenvolveu pesquisa, redação e formatação de projetos culturais para a TV Cultura de Ouro Preto. São eles; Uma viagem pela arte, Filó e Sofia, Meus quinze anos, Pirlimpimpim e Janelas Abertas – baseados na Lei Federal de Incentivo a Cultural (8.313/91). Manteve a relação profissional com a televisão e, em 2004, trabalhou como repórter na TV Cultura de Ouro Preto, na cobertura do carnaval da cidade histórica mineira.

Traz na bagagem cursos, como o Introdução à História da Arte: da origem à contemporaneidade, sob orientação da artista plástica Yara Tupinambás, em 2006; Redação e Estilo para Jornais e Revistas, ministrado por Mariana Duccini (Editora Abril), em 2010; e Crítica de Arte, ministrado pela crítica de arte Guiomar Lobato, concluído em 2008.

 

 

                                                          

Atualizado em agosto/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://www.linkedin.com/pub/raquel-pimentel-ayres/82/703/573

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)