APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Reinaldo Azevedo

Reinaldo Azevedo

Comanda o programa ‘Os pingos nos ‘is’ na Jovem Pan. Na emissora também participa dos noticiários da casa, entre eles, o ‘Jornal da Manhã’. Escreve na revista Veja online blog o sobre os bastidores da política e economia nacional e internacional desde 2006. Desde 2016 é também comentarista especial do RedeTV News. É autor dos livros “Contra o Consenso” (Barracuda), “O País dos Petralhas I e II”, “Máximas de Um País Mínimo — os três pela Editora Record — e “Objeções de um Rottweiler Amoroso” (Três Estrelas). Foi eleito entre os ‘TOP 50” dos '+Admirados Jornalistas Brasileiros' em 2014 e reeleito em 2015.

Reinaldo Azevedo é um profissional do meio impresso que se adaptou sem traumas à internet. Nunca pesquisou sobre o assunto; empiricamente, chegou a procedimentos simples e importantes no que diz respeito ao aproveitamento e ao potencial do blog como ferramenta de comunicação. No seu, faz análises gerais sobre política e cultura, entre outros assuntos.

Nascido em Dois Córregos (SP) em 19 de agosto de 1961, formou-se em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e frequentou o curso de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Quando estudante da USP, foi militante da corrente esquerdista Liberdade e Luta (Libelu).

Foi redator-chefe das revistas Primeira Leitura e Bravo, editor-adjunto de Política da Folha de S.Paulo, coordenador de Política da sucursal de Brasília do jornal e redator-chefe do Diário do Grande ABC, entre 1991 e 1993. É articulista de Veja, e assina no site da revista seu blog.

Publicou dois livros pela ISBN: Contra o consenso ? Ensaios e resenhas (2005), que reúne 43 ensaios e resenhas originalmente publicados entre 1998 e 2005 nas revistas Bravo e Primeira Leitura e no site desta; e O País dos petralhas (2008), em que critica o comportamento da esquerda brasileira, em especial do Partido dos Trabalhadores (PT).

Lançou em 2012 O País dos Petralhas II – O inimigo agora é o mesmo pela editora Record. Segundo ele mesmo explica o livro foi escrito em coautoria com os leitores do blog e conclui: “Afinal, nessa profissão, a gente escreve mesmo é para ser lido”.

O quarto livro de Reinaldo veio em 2014 o Objeções de um Rottweiller Amoroso pela editora Três Estrelas. A obra reúne as colunas do jornalista publicadas na Folha desde 2013, nas quais aborda episódios centrais da vida política brasileira, como o julgamento do mensalão, o governo Dilma e as eleições de 2014. Sobre os textos, diz ele na introdução inédita – “Não os escrevi com o objetivo de convencer quem quer que seja. Eu os escrevi porque traduzem o que penso e porque, creio, ao fazê-lo, amplio o espaço da liberdade”.

Comanda o programa ‘Os pingos nos ‘is’ na Jovem Pan. Na emissora também participa dos noticiários da casa, entre eles, o ‘Jornal da Manhã’.

Foi eleito em 2014 entre os TOP 50 dos  +Admirados Jornalistas Brasileiros'. Reeleito 2015, está entre os ‘TOP 100” da votação realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

Reinaldo Azevedo estreou em primeiro de março de 2016 como comentarista especial do RedeTV News, acumulando os comentários com as suas outras atividades. Suas participações no telejornal passaram a ser diárias, de 2ª a 6ª.feira, a partir das 21h50.

 

Atualizado em março/2016 - Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia - Edição 1040

Jornalistas&Cia - Ediçao 1028

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

m.twitter.com/ReinaldoAzevedo

http://pt-br.facebook.com/pages/Reinaldo-Azevedo

Wikipédia, a enciclopédia livre modificada pela última vez em 24 de janeiro de 2010

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)