APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Reinaldo Canto

Reinaldo Canto

Fez carreira na televisão, em assessorias de imprensa e como consultor de empresas. Nos últimos anos, tem atuado na área da Sustentabilidade, Cidadania e Meio Ambiente.

Reinaldo Canto formou-se em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero (SP), em 1983. Fez pós-graduação em Gestão do Conhecimento, em 2002, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/RJ). Cursou Letras, sem concluir, na Universidade de São Paulo (SP).
 
Durante muitos anos trabalhou em emissoras de televisão: Cultura (entre 1983 e 1985), Record (de 1985 a 1987), Globo (em 1988 e em 1997), Bandeirantes (de 1988 a 1989), Legislativa (em 1989) e STV (Rede SescSenac de Televisão, de 1999 a 2002), sempre em São Paulo (SP). Ocupou cargos de reportagem e de chefias e foi articulista convidado do Jornal da Tarde (SP) em temas ligados à sustentabilidade ambiental, entre 2011 e 2012. 
 
Foi redator no Palácio dos Bandeirantes (SP), atuando no Gabinete da Primeira Dama de 1990 a 1991, gerente de Comunicação e Marketing da Companhia de Seguros do Estado de São Paulo (Cosesp), de 1991 a 1993, assessor de imprensa do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), de 1993 a 1994, diretor de Jornalismo da rádio Gazeta (SP). entre 1995 e 1996, consultor para as áreas de Internet e Redes de Comunicação do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/SP), de 1995 a 2002, professor de Rádio e TV na Faculdade Cásper Líbero, em 1996, freelancer na Editora Abril (SP) entre 2005 e 2007, e participou de seis campanhas políticas. Também trabalhou como consultor em Sustentabilidade em empresas e organizações como Grupo Bimbo (detentora das marcas Pullman, Nutrella e Plus Vita) e Iniciativa Verde. Foi, ainda, diretor de comunicação do Greenpeace Brasil, de 2002 a 2004, coordenador de Comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, de 2007 a 2008, e colaborador do Instituto Ethos de Responsabilidade Social, em 2011. Colaborou na revista Envolverde e, como colunista da revista CartaCapital (SP) durante a 15ª Conferência das Partes, realizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) em Copenhague (Dinamarca), em dezembro de 2009. Em 2010, redigiu o Relatório de Sustentabilidade da mineradora Anglo American. 
 
Mantém a atuação como colaborador, articulista e coordenador de projetos da Envolverde, como colunista da CartaCapital, professor de Gestão Ambiental na Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior (Fapes), como consultor e assessor de imprensa da ONG Iniciativa Verde, como comentarista da RedeVida (SP) e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SP) para a área de Sustentabilidade. Eventualmente, atua, também, como palestrante e consultor, além de escrever artigos e matérias para a imprensa em geral sobre Meio Ambiente. Comanda o blog Canto da sustentabilidade e o site Ecocanto21, e é assessor de comunicação do #MaisFlorestaPRASaoPaulo, movimento de instituições, pessoas e coletivos que reconhecem a importância das florestas para a qualidade de vida dos paulistas e trabalha para que políticas públicas, como o Programa de Regularização Ambiental do Estado (PRA), viabilizem um real aumento de cobertura florestal.
 
Ganhou os prêmios de Melhores do Marketing de Seguros 1992, conferido pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, Capitalização e Previdência Complementar Aberta (Fenaseg), o de Melhor Telejornal de 1985, quando atuava na TV Record, outorgado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), e o Award Merit Certificate 2005, do Milton College (Sidney, Austrália). Foi finalista do 5º Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo, em 2011, na categoria Linguagem Escrita/Mídia Online do tema Sustentabilidade/Mudanças Ambientais, com a matéria Parabéns, São Paulo: 7 milhões de carros, publicada na CartaCapital.
 
É o roteirista do curta de animação A Rebelião das Águas (CreativeCommons, 2012).
 
Lançou o livro infanto-juvenil Um dia (no dia) de Ana Luiza – Uma aventura ambiental (Chiado Editora, 2016), em parceria com o cartunista e ilustrador Agê.
 
Foi também diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e síndico do prédio onde mora.
 
 
 
Atualizado em Janeiro/2013 - Portal dos Jornalistas
 
Fontes:

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)