APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Reinaldo José Lopes

Reinaldo José Lopes

Repórter colaborador de Ciência da Folha de S.Paulo, onde mantém o blog 'Darwin e Deus'. Colaborou com diversas revistas do setor e no portal G1. Escreveu o livro 'Além de Darwin' sobre a biologia evolutiva

Reinaldo José Lopes nascido e criado em São Carlos (SP), é jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP), em 2001, com mestrado e doutorado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP/SP), em 2006 e 2012, respectivamente, estudando a obra de J.R.R. Tolkien. [Sir John Ronald Reuel Tolkien, filólogo britânico, nascido na África, conhecido internacionalmente pelos títulos O Hobbit, O Senhor dos Anéis; imortalizados pelo cinema]. Reinaldo mora em São Carlos.
 
Iniciou a carreira como repórter de Ciência da Folha de S.Paulo, em 2001, passando posteriormente a exercer a mesma função no portal G1. Foi editor-assistente da revista Scientific American Brasil, além de ter colaborado eventualmente com as revistas Pesquisa Fapesp, Superinteressante, Scientific American Brasil, Ciência Hoje e Aventuras na História.
 
Voltou à Folha em 2009, novamente como repórter de Ciência, assumindo o cargo de editor no ano seguinte. Em março de 2013, deixou o posto para ficar mais próximo de sua família. Segue, porém, na Folha como repórter colaborador. Além disso, passou a editar, no portal UOL, o blog Darwin e Deus, sobre Ciência e Religião.
 
É autor do livro Além de Darwin: O que sabemos sobre a história e o destino da vida, uma visão atualizada e clara da biologia evolutiva. O autor discorre sobre as descobertas mais recentes ligadas à teoria da evolução. Livro lançado em outubro de 2009, em São Paulo, pela Editora Globo. A obra explica a teoria da evolução com exemplos do cotidiano e de acordo com Reinaldo, no prefácio do livro, "Nenhum aspecto da vida na Terra, das hélices moleculares das bactérias às emoções humanas, tem sentido sem a força iluminadora da teoria da evolução". 
 
Venceu o Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica 2005 – em 2006 ficou com Menção Honrosa na mesma premiação –, o Prêmio ABC de Blogs Científicos 2009 e o Prêmio Abril de Jornalismo 2006, na categoria Matéria Completa de Ciência.
 
Reinaldo Lopes deixou a editoria de Ciência do jornal em 28 de fevereiro de 2013, mas continuou na mesma seção do jornal como repórter.

Neste dia concedeu uma entrevista que foi publicada no blog Dissertação sobre Divulgação Científicasite da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC.

Reinaldo entrevistou a neurocientista Suzana Herculano em maio de 2016 e em matéria especial para a Folha de S.Paulo e informou que ela vai deixar o Brasil. Na entrevista Suzana explicou seus motivos: “o engessamento me faz deixar o pais”. Ela afirmou que está prestes a trocar o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ pela Universidade Vanderbilt, em Nashville (EUA). “É um engessamento que se aplica a vários aspectos a questão salarial, a essa ideia de isonomia que é maldita para a academia”, explicou ela.

 

 
 
Atualizado em maio/2016 – Portal dos Jornalistas
Fontes:
Jornalistas&Cia - ed.888
 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)