APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Renan de Souza

Renan de Souza

Jornalista especializado em Internacional. Acumula os postos de produtor e editor de Internacional do telejornal SBT Brasil (SP). Antes, trabalhou no jornalismo da Rede TV Mais, em Santo André (SP), e atuou em assessorias de imprensa da capital paulista.

Renan de Souza nasceu em Santo André (SP) no dia 1° de fevereiro de 1990. É formado em Jornalismo pela Umesp de SBC (SP) desde 2011, com diploma do curso de Radialista, Locutor e Noticiarista de TV do Senac São Paulo, recebido neste mesmo ano. Em 2013, estudou Mídia Americana na New York Film Academy de Nova Iorque (EUA) e iniciou curso de pós-graduação lato-sensu na área em Relações Internacionais na FAAP de São Paulo (SP).

A primeira experiência no jornalismo aconteceu ainda no primeiro ano de faculdade, em 2008, quando foi contratado como estagiário pela S2 Comunicação Integrada, em São Paulo, onde permaneceu por cerca de um ano.

Na sequência, atuou como estagiário na AFT Comunicação, Estratégia e Marketing, na capital paulista, e ali foi responsável pela assessoria de imprensa de representações de países no Brasil, como República Dominicana e Comissão Europeia de Turismo. Ainda em 2009, participou de sua primeira experiência internacional: cobriu eventos turísticos na República Dominicana e elaborou projetos para programas de tevês brasileiras no destino caribenho.

Em 2010, ingressou como estagiário no jornalismo do SBT, em Osasco (SP), onde passou a atuar na apuração de notícias para editoria de Cidade; no ano seguinte foi estagiário da editoria de Internacional do SBT Brasil, principal telejornal da emissora.

Entre 2010 e 2011 conciliou suas atividades no SBT com o desafio no reportariado da Rede TV Mais, em Santo André, no ABC Paulista. Na emissora passou a acumular os cargos de repórter, editor, repórter especial e apresentador do tempo dos telejornais J+ 1ª e 2ª edição. No período, também chegou a apresentar, eventualmente, os noticiários e ganhou destaque na região do ABC por anunciar o tempo de forma 'descontraída, leve e objetiva', como disse o jornalista a este Portal.

Apesar de ser muito jovem, apresentou ainda os telejornais locais da TV Mais e fez reportagens especiais, produção esta que inaugurou um estilo jornalístico diferente de apresentação na emissora.

Em 2011, deixou a TV Mais para se dedicar integralmente ao SBT, onde acumula os postos de produtor e editor de internacional do SBT Brasil, jornal que vai ao ar diariamente para todo o Brasil às 19h45.

No SBT, já participou de grandes coberturas como eleições americanas em 2012, morte do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e, mais recentemente, da produção das notícias sobre a renúncia do Papa Bento XVI, em 2013.

Neste mesmo ano foi finalista da 10ª edição do Prêmio Líbero Badaró, na categoria Cobertura Internacional, com a turma de jornalistas do SBT Brasil: Andrey Cepeda, Cláudio Monõz, Danilo Alves, Guilherme Aquino, Livia Major e Sérgio Utsch, pela reportagem O Santo que inspirou o Papa/Eleição do Papa Francisco, veiculado no telejornal da emissora. A premiação é realizada pela revista Imprensa de São Paulo (SP).

 

 

 

 

Atualizado em outubro/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

http://www.facebook.com/renan.desouza2

http://www.linkedin.com/pub/renan-de-souza/2b/704/1aa

http://www.clicfolio.com/clicfolio/curriculum.php?id=10184

http://www.s2publicom.com.br/

http://www.premioliberobadaro.com.br/site/finalistas.asp

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?template=1489.dwt&testeira=474&type=T&sub=2

Com dados fornecidos pelo jornalista em 17/10/2013.

 

 

 

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)