APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Renata Lo Prete

Renata Lo Prete

Apresentadora e comentarista da Globo News, está no comando do Jornal das Dez e integra o "time das oito" do Jornal da CBN. Foi editora da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, passou por diversos cargos no veículo, como ombudsman, correspondente em Nova York, editora dos cadernos de cultura, internacional e da primeira-página. Foi eleita em 2014 entre os ‘TOP 50’ dos +Admirados Jornalistas Brasileiros pelo trabalho desenvolvido na GloboNews. Reeleita em 2015 confirmou a presença entre os 50 mais admirados do Brasil. A votação é realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress.

Renata Lo Prete nasceu em São Paulo/SP. Formou-se em 1984 na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP/SP). Iniciou a carreira em 1985, como revisora em O Estado de S.Paulo. Passou para o Jornal da Tarde, como repórter de cultura.

Em 1986 passou para a Folha de S.Paulo, como repórter na seção Ilustrada. Foi correspondente do jornal em Nova York. Voltando ao Brasil, ocupou o cargo de editora-adjunta de exterior e de editora do caderno de ciência, além de apresentar o programa Rede Folha, na TV, antes de assumir a chefia da Primeira Página do jornal, onde ficou por seis anos e meio.

Em 1998 assumiu o cargo de ombudsman (ouvidora) do jornal. Cumpriu três anos de mandato, para assumir em 2001 a função de editora da coluna Painel.

Em 2011, estreou como comentarista e apresentadora da Globo News. Na emissora está no comando do Jornal das Dez. Em 2012, deixou seu posto na Folha para se dedicar integralmente à emissora jornalística.

Foi Renata que desencadeou o escândalo do Mensalão, com uma série de entrevistas com o então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Pelas entrevistas, ganhou o Prêmio Esso de 2005.

Em abril de 2015 Renata Lo Prete passou a integrar o “time das oito” do Jornal da CBN, e irá ao ar todas as 6as.feiras. No quadro Sexta básica, que estreará em 8/5, ela fará um balanço dos principais fatos políticos da semana.

O âncora Mílton Jung considera que a chegada de Renata “completa a escalação" do time das oito, que reúne Fernando Gabeira às 2as, com o quadro Que semana é essa?; às 3as e 5as, Sergio Abranches, com Ecopolítica; e Walter Maierovitch e seu Justiça e Cidadania, às 4as. 

Editora de política e comentarista da GloboNews, Renata diz em nota como serão as análises que fará na CBN: “A ideia é amarrar o noticiário, buscando conexão e sentido nos acontecimentos da política. É uma alegria e um desafio fazer parte do time das oito, sob o comando do Mílton”.

Foi eleita em 2014 entre os ‘TOP 50’ dos +Admirados Jornalistas Brasileiros pelo trabalho desenvolvido na GloboNews. Reeleita em 2015 confirmou a presença entre os 50 mais admirados do Brasil. A votação é realizada por Jornalistas&Cia em parceria com a Maxpress. 

 

 

Atualizado em dezembro/2015 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

Jornalistas&Cia – Edição 1028

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticia/em-os-cem-mais-admirados-jornalistas-brasileiros%C2%A0-top-50-em

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renata_Lo_Prete, acessado em janeiro/2012; http://sergyovitro.blogspot.com/2011/11/painel-futebol-clube_9267.html, acessado em janeiro/2012;

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)