APOIO

PUBLICIDADE

Veiculação Prêmio CNHI WEBER SHANDWICK Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Renata Mariz

Renata Mariz

Jornalista premiada, traz na bagagem o Prêmio Imprensa Embratel/2013, integra a lista de Jornalistas Amigos da Criança; três vezes finalista do prêmio Esso. É repórter do Correio Braziliense, em Brasília/DF.

Um dos reconhecimentos recebidos por Renata Mariz aconteceu na classificação como finalista da 56ª edição do Prêmio Esso de Jornalismo em 2011, na categoria Regional – Centro-Oeste. Ela foi finalista com Edson Luiz, na matéria Soldados da borracha, publicada pelo Correio Braziliense.

A reportagem mostrou a luta de um grupo de 4 mil pessoas com mais de 80 anos que a partir de 1942, deixaram o Nordeste para cortar seringa na Amazônia, como parte do acordo fechado por Getúlio Vargas de fornecer a matéria-prima às forças aliadas durante a Segunda Guerra Mundial. No lugar de riqueza e progresso, os seringueiros “alistados” encontraram fome, escravidão, doenças e miséria. Passaram a exigir do Estado brasileiro uma indenização individual de R$ 763,8 mil, como reparação moral e material por tudo que passaram.

Em maio de 2012 foi reconhecida pela ANDI, Agência de Notícias dos Direitos da Infância (DF) e passou a integrar a lista de Jornalistas Amigos da Criança. Criado em 1997 o projeto já premiou no total 362 profissionais de imprensa.

No mesmo ano teve a pauta proposta, desenvolvida com a jornalista Juliana Braga, vencedora no VI Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística. A série de reportagem Quando a Infância perde o jogo é produto da pauta vencedora do Concurso Tim Lopes de Investigação Jornalística na categoria Mídia Impressa.

As repórteres e o fotógrafo Iano Andrade, do Correio Braziliense, percorreram 11,5 mil km em cinco estados e três regiões do País para contar o lado oculto da pedofilia, do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, no País do futebol. A série começou a ser publicada pelo jornal Correio Braziliense no dia 10 de agosto de 2012.

Em outubro de 2012, a grande surpresa: foi finalista em duas matérias pelo Prêmio Esso de Jornalismo. Na primeira com a matéria Fim do 14º e 15º salários, com a equipe de jornalistas: João Valadares, Junia Gama, Ricardo Taffner, Lilian Tahan, Adriana Caitano, e Karla Correia.  E de novo finalista com Helena Mader, com o trabalho Fraude das adoções. Ambas publicadas no jornal Correio Braziliense.

Em maio de 2013 Renata viu a matéria Fim do 14º e 15º salários vencedora Prêmio Imprensa Embratel, na categoria Por região: Centro-Oeste, junto com a equipe formada por João Valadares, Adriana Caitanto, Karla Korreia, Junia Gama, Ricardo Taffner e Lilian Tahan.

Renata é repórter do Correio Braziliense, em Brasília/DF.

 

 

Atualizado em maio/2013 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://twitter.com/RenataMariz

http://www.facebook.com/renata.mariz.5

 

 

Fiat_Institucional
Arama
Curso para Jornalistas
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)