APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Renato Cruz

Renato Cruz

Colunista de novas tecnologias do jornal O Estado de S.Paulo, Rádio Estadão (SP) e blogueiro da área. Atua também como professor de Audiovisual do Senac SP. É autor de três livros sobre inovações tecnológicas e coautor do e-book 'Para entender as mídias sociais', vol/2.

Renato Cruz nasceu em São Paulo (SP) no dia 24 de maio de 1973.

É graduado em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) desde 1995; na mesma instituição obteve os diplomas de Mestrado (2000) e de Doutorado (2006) em Ciências da Comunicação.

Iniciou a carreira em 1996 como colaborador da Revista Nacional de Telecomunicações, veículo impresso e virtual da área de novas tecnologias e ali permaneceu até 2001.

Em seguida foi para o jornal O Estado de S.Paulo onde passou a trabalhar como repórter da área de tecnologia e, posteriormente, a escrever para o caderno Link e o de Economia para os quais produziu inúmeras reportagens e especiais sobre assuntos de novas tecnologias, telecomunicações em geral e negócios do setor.

No veículo, também acumulou o trabalho na reportagem impressa com a atividade de colunista do Blog Estadão, sobre os temas de sua especialidade. No grupo esteve por quase 12 anos cobrindo o gigantesco mundo corporativo das telecomunicações que abrange ainda área do varejo e os relacionamentos com os usuários de novas tecnologias.

Em março de 2006 lançou o onde passou a postar os textos e matérias produzidos, além de ampliar os horizontes de cobertura do setor. Mantém o blog no ar atualizado.

No início de 2012 ingressou como professor da graduação em Audiovisual no Centro Universitário Senac. Em dezembro desse mesmo ano voltou a atuar para o jornal O Estado de S.Paulo, dessa vez, como colunista do caderno Economia onde escreve e comenta sobre negócios do setor de telecomunicações e novas tecnologias.

É autor dos livros O que as empresas podem fazer pela inclusão digital (Ethos/CDI, 2004); TV digital no Brasil: tecnologia versus política (Senac  São Paulo, 2008) e O desafio da inovação: a revolução do conhecimento nas empresas brasileiras (Senac São Paulo, 2011). Todas as obras na linha das perspectivas a respeito de inovações tecnológicas.

Foi um dos colaboradores do e-book Para entender as mídias sociais - vol. 2, organizado pela jornalista Ana Brambilla, e lançado pela Editora Globo em março de 2012. O livro eletrônico e gratuito foi produzido com a colaboração voluntária de 37 pesquisadores e profissionais da área.

É comentarista da Rádio Estadão e professor do Centro Universitário Senac e mantém um blog próprio Blog do Renato Cruz  sobre tecnologia e inovação. Escreve sobre economia e negócios. Seus textos são publicados aos domingos no Estadão.

 

Atualizado em setembro/2014 – Portal dos Jornalistas

Fontes:

https://www.facebook.com/renatocruz?ref=ts&fref=ts

https://twitter.com/rcruz

http://www.renatocruz.com/

http://blogs.estadao.com.br/renato-cruz/

http://www.estadao.com.br/tecnologia/link/blogs/

http://www.mobifeed.com.br/mobile-payment-por-renato-cruz/

http://www.portaldosjornalistas.com.br/noticias-conteudo.aspx?id=1085

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)