APOIO

PUBLICIDADE

Odebrecht
$('#fade').cycle();
6160

Home >> Perfil

Renato Fonseca

Renato Fonseca

Repórter do caderno Minas do Jornal Hoje em Dia. Possui vasta experiência em coberturas de assuntos referentes à Região Metropolitana de Belo Horizonte, principalmente na área de transportes e segurança pública. Venceu o prêmio da Associação Mineira do Ministério Público, com a série 'Inocência roubada', em 2015.

Renato Carvalho Fonseca nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 17 de junho de 1982. Estudou Comunicação Social com ênfase em Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), onde também cursou pós-graduação em Comunicação Política.

Quando ainda estudava, produzia matérias sobre diversos temas para o Jornal Impressão e para a Revista Múltipla, publicações experimentais do curso de Comunicação Social da faculdade.

O primeiro emprego no jornalismo foi como estagiário no atendimento ao público e imprensa do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). Posteriormente, atuou na Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Moeda, cidade pertencente à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte.

Entre 2004 e 2008, foi colaborador, repórter e editor do Jornal Muro de Pedra, publicação semanal de circulação na cidade de Santa Luzia.

Em 2005, foi contratado pela Rádio FM Lagoinha, para a qual já havia prestado alguns serviços na época da faculdade. Lá foi responsável pela apuração, reportagem, locução e apresentação de diversos programas.

Em 2008, conseguiu uma vaga na equipe de repórteres do jornal Hoje em Dia, onde, inicialmente, trabalhou no caderno de cidades (Minas).

Entre janeiro de 2009 e novembro de 2009, atuou na editoria de Economia, produzindo reportagens para o setor.

Atualmente, segue como repórter no Minas e tem se especializado em coberturas na área de transporte, estrada e segurança pública.

Dentre os trabalhos que marcaram a carreira, destaca a série de reportagens produzidas e publicadas no final do ano passado (2011) que mostraram flagrantes de descumprimento das leis de trânsito e, principalmente, de desrespeito aos pedestres. 

A série fez parte da campanha “Eu respeito a faixa de pedestre” lançada pelo jornal Hoje em Dia para a conscientização e prevenção de acidentes.  Um trabalho que garantiu um retorno para a sociedade, pois, após a publicação das matérias, a BHTrans (órgão municipal que fiscaliza e monitora o trânsito de Belo Horizonte) antecipou a campanha de respeito aos pedestres, que estava prevista para ser iniciada somente em 2012.

Em janeiro de 2015 Renato Fonseca, levou o terceiro lugar do prêmio da Associação Mineira do Ministério Público, com a série Inocência roubada, veiculada de 18 a 20 de agosto de 2014 pelo jornal Hoje em Dia. A série vitoriosa aborda a dura realidade dos adolescentes infratores e a incapacidade do poder público em aplicar o Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

Atualizado em Janeiro/2015 - Portal dos Jornalistas

Fonte: Informações fornecidas pelo próprio jornalista.

Fiat_Institucional
Newswire
OPN Eventos
MT Viagens
Mais Premiados
Comunique-se
Doe Agora (Abrinq)